Cotidiano

Mutirão de cateterismo cardíaco segue até esta segunda-feira

Ação iniciou no sábado, 27, no Centro de Diagnósticos por Imagem de Roraima

O segundo mutirão de cateterismo cardíaco realizado este ano no CDI (Centro de Diagnósticos por Imagem de Roraima) iniciou dia 27 deste mês e segue até segunda, 29. A previsão é que 30 pessoas sejam atendidas durante os três dias. Dos pacientes beneficiados, 12 são internos do HGR (Hospital Geral de Roraima) e um é de hospital particular. Os demais são pacientes externos e seis do interior.

O cateterismo é um procedimento empregado na análise dos vasos sanguíneos e do coração e serve para detectar anomalias em veias e artérias. É feito por meio de cateter, espécie de tubo flexível. A técnica dura entre 20 a 30 minutos. Depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação e, caso não apresente alteração, é liberado em seguida.

A diretora do CDI, Fátima de Jesus, enfatizou que nos próximos meses o mutirão de cateterismo será feito duas vezes ao mês. “Isto será possível graças à atuação de mais um médico hemodinamicista, o cardiologista Maurício Nakashima, roraimense com especialização em São Paulo”.

O CDI atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a população em procedimento diagnóstico de média e alta complexidade e serviço hemodinâmico. O local é o único estabelecimento assistencial de saúde de Roraima que realiza atendimentos por meio da radiologia cardiovascular que atende toda a demanda das unidades públicas e privadas, da capital e do interior, além de pacientes dos países vizinhos.

Com informações do Governo do Estado.