Cotidiano

Bonfim inicia fase de teste do sistema de vídeo monitoramento

A implantação do sistema em Roraima acontece por meio do programa Enafron do Governo Federal

A fronteira do Brasil com a Guiana será o primeiro local no interior de Roraima a testar o sistema de vídeo monitoramento, que está sendo implantado no estado por meio do programa do Governo Federal Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

A fase de teste começou no município do Bonfim, distante 120 quilômetros da capital pela BR-401, leste de Roraima. Na capital, as câmeras de monitoramento já foram instaladas em pontos estratégicos, onde as instituições policiais registram um maior número de ocorrências. O sistema também será implantado nos municípios de Pacaraima, na fronteira Norte do Estado, Caracaraí e Rorainópolis, na região Sul.

O secretário estadual adjunto de Segurança Pública, delegado Maique Evelyn, explicou que a previsão é de que o sistema em Bonfim seja interligado à capital até a próxima semana. Nos outros municípios, a previsão é que o vídeo monitoramento passe a funcionar até o final deste mês.

Conforme o adjunto, a central de monitoramento, em Boa Vista, conta com profissionais treinados pelo Estado para operacionalizar todo o sistema, e que a proposta da Segurança Pública é investir em tecnologia. “O monitoramento é uma das ferramentas do nosso Setor de inteligência. E em breve ele estará todo interligado, o que nos proporcionará mais eficiência em nas ações de combate à criminalidade”.

Além do videomonitoramento, o programa federal de combate às drogas, “Crack, é possível vencer”, também disponibiliza mais 20 câmeras de monitoramento, todas interligadas. “Também mantemos convênio com empresas privadas no que diz respeito ao monitoramento do sistema de segurança dos comerciantes. Isso nos ajuda a elucidar crimes e combater a criminalidade”, frisou o adjunto.

Fonte: Secom/RR