Cotidiano

Mais um bloco do Hospital Coronel Mota é reformado

Após a conclusão, o objetivo é que a unidade de saúde passe a ter mais 14 espaços para consultas e exames e dois novos serviços serão acrescentados

O bloco C do Hospital Coronel Mota (HCM), que antigamente funcionava um centro cirúrgico e estava desativado desde a década de 80, está passando por reforma e, conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), a previsão é que até o início de abril, as obras sejam finalizadas.

A área reformada terá nove consultórios médicos, três salas de ultrassom, uma de eletrocardiograma e outra para eletroencefalograma. “O bloco ganhará uma ampla recepção onde os pacientes que aguardam a consulta poderão esperar pelo atendimento em ambiente climatizado, com cadeiras confortáveis”, explicou o diretor do HCM, Sandro Fernandes, ao ressaltar que a ideia é acabar com cadeiras de espera nos corredores.

Além disso, adianta o diretor, dois novos serviços serão acrescentados aos já ofertados pela unidade, entre eles, a realização de biópsia hepática e a paracentese, que é um procedimento médico que consiste na retirada de líquido por punção com agulha. “Este procedimento é realizado hoje apenas no HGR [Hospital Geral de Roraima]”, disse o diretor.

No ano passado, o HCM já havia recebido uma reforma no bloco D, e após conclusão dos trabalhos foi instalado o Serviço de Assistência Especializada (SAE). “O projeto prevê que toda a unidade seja reformada e que tão logo seja concluído o bloco C, os trabalhos de reestruturação sejam iniciados no bloco B, em seguida no bloco A, até que toda a unidade esteja completamente preparada para melhor atender a população”, complementou Fernandes.

HCM
O hospital Coronel Mota é a unidade referência em consultas especializadas e exames. Oferece atendimento em 33 especialidades, aos pacientes da Capital e do Interior, entre cardiologista, endocrinologista, urologista, neurologista, psiquiatra, geriatria e outras especialidades.

Possui também exames complexos como eletroencefalograma, eletrocardiograma, além do atendimento em seis programas específicos como Diabetes, Hanseníase, Hepatite, Tuberculose, Asma e Colostomia. A unidade dispõe ainda de serviços de pequenas cirurgias, tratamento de feridas, acupuntura, alergia-imunologia, ultrassonografia, radiologia (raio-x).

O HCM foi inaugurado em 1958 e já abrigou a Maternidade, o Hemocentro e o Pronto Socorro, sendo um verdadeiro patrimônio histórico para o Estado.

Fonte: Secom/RR