Depois de 17 anos filiado ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), o deputado federal Edio Lopes resolveu deixar a agremiação, que tem como presidente regional o senador Romero Jucá, e anunciou filiação no PR (Partido da República), presidido no Estado pelo ex-deputado federal Luciano Castro.
Edio aproveitou a Emenda à Constituição que criou a janela de transferência. Com a janela, o detentor de mandato eletivo, deputado ou vereador, pode se desfiliar e se filar em outro partido até o dia 18 de março, sem perder o mandato por infidelidade partidária.
“Foram 17 anos de vida pública no PMDB e faço um reconhecimento de quanto o partido teve influência na minha vida política, que iniciou como deputado estadual e já estamos no terceiro mandato de deputado federal.
Fui projetado na política nacional através do PMDB, onde fiz grandes parceiros e amizades em nível nacional e local, onde temos uma amizade consolidada junto ao presidente regional, senador Romero Jucá”, disse em entrevista ao programa Agenda Parlamentar deste sábado na Rádio Folha AM 1020.
Ele afirmou que já deu entrada ao pedido de desfiliação do PMDB junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde o dia 26 de fevereiro e a filiação no novo partido está marcada para o dia 10 de março, na sede do PR, quando da vinda do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. “O ministro vai estar em Boa Vista no dia 10 de março para cumprir uma agenda de cumprimento de obras e início de novas obras nas BRs de Roraima e, à noite, fora de sua agenda oficial, ele vai estar participando da filiação juntamente com o Luciano Castro e políticos de outras agremiações partidária do mundo político de Roraima”, disse.
Ele ressaltou que saiu do PMDB sem nenhuma aresta e justificou sua ida para o PR na busca de novos espaços e novos horizontes na vida pública. “Às vezes é preciso se fazer essas mudanças e as faço sabendo que o PMDB é o maior partido desse país para abrir portas e resolver problemas no Estado. Mas temos que ver novas acomodações e ocupação de espaço de algumas áreas do Estado que não tinha com fazer onde estávamos. O ex-deputado Luciano Castro é um grande amigo, com quem convivo e faço política desde 1993. Isso facilitou minha ida para o PR, que é uma grande agremiação nacional”, frisou.