A Associação de Bem Com a Vida inaugura hoje, 01, na Rua dos Buritis, 605, bairro 13 de Setembro, zona Sul de Boa Vista, uma Casa de Apoio a pessoas vivendo e convivendo com o vírus HIV/Aids.
A solenidade começa a partir das 18h, com uma concentração em frente à instituição, com divulgação do trabalho da Associação, além de uma homenagem para parceiros da entidade. Em seguida, a Casa estará aberta para visitação.
Conforme o tesoureiro da Ong, José de Oliveira, o espaço é acessível para pessoas com deficiência e conta com dez leitos, auditório para reuniões e refeitório com cozinha, tudo de acordo com as regras do Ministério da Saúde (MS).
O espaço terá atendimento psicológico, com apoio de estudantes da Faculdade Cathedral e Estácio, assistente social e outros atendimentos, todos executados de forma voluntária.
“Nós temos um grupo de adesão ao tratamento que funciona há oito anos em qual nós reunimos com portadores de HIV. A gente trabalha a parte de educação, direitos humanos, acompanhamento do tratamento, evolução da medicação e fazemos o acolhimento das novas pessoas que se descobrem. Elas vêm arrasadas, então a gente trabalha o psicológico para a pessoa poder reagir”, comentou Oliveira.
A Casa também pretende funcionar como um ponto de apoio para pessoas de outros municípios que vem fazer o tratamento em Boa Vista. “A mãe que vem fazer tratamento de outro município, que precisa trazer o filho e não tem referência domiciliar, pode trazer a criança que nós acolhemos também. Nós temos aposentos reservados para os pais”, esclareceu José.
APOIO
O tesoureiro também reforçou que a inauguração é uma forma de sensibilizar os gestores municipais e estaduais quanto à portaria Nº 2.555, de outubro de 2011, estabelecida pelo Ministério da Saúde que dispõe sobre o incentivo financeiro destinado ao custeio das ações desenvolvidas por Casas de Apoio para Pessoas Vivendo com HIV/AIDS.
“Essa Casa de Apoio estava pronta desde 2014 e só agora vamos inaugurar porque nem o Estado nem o município assinaram um termo de cooperação técnica que nós precisamos, então, a diretoria tomou o compromisso de assumir essa parte com a verba que recebemos do Ministério da Saúde”, relatou José de Oliveira.
OUTRO LADO
A Folhaweb entrou em contato com a gerente do Núcleo de Controle DST/Aids, Alexandrita Gomes, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que estranhou as informações repassadas pelo tesoureiro, informando que o Estado recebeu um recurso do Ministério da Saúde e repassou o valor para a Casa de Apoio.
“O recurso foi para aquisição de veículos, de equipamentos e itens mobiliários para a Casa. Existe também uma portaria do MS onde nós também repassamos um recurso de R$ 46 mil reais anuais para custeio da Casa de Apoio”, relatou a gerente.
Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que que a casa de apoio em questão recebe incentivo do Ministério da Saúde repassado pelo Estado, com a finalidade de custear algumas demandas para o funcionamento da casa. Este recurso não é próprio da ONG e sim recurso federal, conforme consta na portaria 3.275 de Dezembro de 2013 e esclareceu ainda que o município de Boa Vista “não tem autorização para repassar recurso federal, nesse sentido, somente prestar apoio no trabalho de prevenção de doenças com as ONGs”.
RETIFICAÇÃO
Após a públicação da matéria, o tesoureiro acionou a Folhaweb solicitando um retificação sobre as informações repassadas por ele. José confirmou por telefone que as informações repassadas pelo Governo procedem e que realmente houve o repasse dos valores. “O que não foi concretizado foi o termo de cooperação técnica de cedência de profissionais, que são os técnicos de enfermagem, motoristas, que a gente tentou”, esclareceu.
ASSOCIAÇÃO DE BEM COM A VIDA
A Organização Não Governamental (ONG) Associação de Bem Com a Vida realiza trabalhos de conscientização e acolhimento para pessoas vivendo e convivendo com soropositivos.
A Associação também criou a campanha “Fique ligado! Faça o teste” de controle às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) onde disponibiliza o teste rápido de HIV para a população, inclusive para moradores de rua e usuários de droga.
Os interessados em contatar a Associação, podem ligar para os telefones (95) 99116-5255 ou (95) 98118-4421.