Moradores do Município do Cantá, Centro-Leste do Estado, a 30 quilômetros de Boa Vista, reclamam que há mais cinco meses o fornecimento de energia na localidade é instável. Segundo eles, uma denúncia foi feita junto ao Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), já que o problema ocorre quase todos os dias, prejudicando comerciantes e a população em geral, que perdem eletrodomésticos e alimentos que precisam ser conservados em geladeira.
De acordo com um morador da região de Serra Grande 1, Francisco Peixoto, na segunda-feira a falta de energia se prolongou por todo o dia. “O corte aconteceu às 7h e ficamos o dia inteiro sem energia, que só voltou às 23h. Muitos comerciantes perderam produtos frios, pois se estragaram”, disse.
Segundo ele, quando a energia foi restabelecida, a baixa tensão não suportava alguns aparelhos domésticos, que acabam queimando. “Tem muita gente que perde eletrodoméstico. Eu, por exemplo, já tive um aparelho de som queimado e um ventilador. Meu vizinho já perdeu uma geladeira”, relatou.
A Companhia Energética de Roraima (Cerr) é responsável pela distribuição da energia na cidade. Moradores se mobilizaram para fazer uma denúncia ao MPRR para que a companhia resolva o problema da energia. “Mesmo com o serviço de baixa qualidade que eles prestam, a conta de energia vem com um valor absurdo, sendo que quase todo dia falta. Espero que com a denúncia eles se empenhem em resolver, pois quando a gente liga, eles nos falam que há uma equipe em campo, mas já faz meses”, explicou outra moradora do bairro Cidade Santa Cecília, localizado após a ponte dos Macuxi, na BR-401.
Um comerciante da localidade disse que compra gelo para tentar manter os produtos conservados. “A gente não pode deixar de vender, tem que dar um jeito, pois temos contas para pagar, inclusive a de energia, que está muito cara”, disse.
GOVERNO – Por meio de nota, o Governo de Roraima informou que a Cerr está trabalhando para instalar bancos de capacitores e reguladores de tensão para melhorar o nível de tensão de energia na região do Cantá, que irá melhorar a qualidade da energia e minimizar as oscilações.
Informou ainda que está prevista a retomada de uma obra da linha de 69kV que vai interligar o Cantá com a subestação do Distrito Industrial da Eletrobras, em Boa Vista, recebendo energia de alta de tensão. “A ordem de serviço já está em andamento na Secretaria Estadual de Infraestrutura”, frisou.