Em algumas escolas da rede estadual que aderiram à greve dos professores o ano letivo de 2015 ainda está em curso e deve terminar até o dia 19 de março deste ano. A Secretaria Estadual de Educação (Seed) organizou o cronograma de matrículas para o ano letivo de 2016 em quatro calendários diferentes para as unidades de ensino. Foram 47 escolas estaduais que iniciaram o ano letivo de 2016 no dia 11 de fevereiro, sendo quatro delas na Capital.
Conforme a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed, Lucimar Sales, os pais devem ficar atentos porque cada escola está inserida num calendário, portanto, há datas diferentes para matrículas ou transferência. “Para se informar qual o calendário e datas de matrículas, o pai ou responsável deve ir até a escola do filho, pois, devido à greve do ano passado, temos quatro calendários escolares diferentes este ano”, frisou.
O primeiro calendário refere-se às 47 escolas estaduais que iniciaram o ano letivo no dia 11 de fevereiro e já está com as matrículas encerradas. O segundo calendário abrange 19 escolas que vão iniciar o ano letivo no dia 7 março, do qual a renovação de matrículas já foi realizada no período de 15 a 17 de janeiro.
O terceiro calendário é das escolas que vão iniciar o ano letivo de 2016 no dia 4 de abril e terá a renovação de matrículas realizada de 7 a 10 de março, destinada ao aluno que cursou, em 2015, na mesma escola. Já a matrícula de egressos será realizada no período de 14 a 16 de março e é destinada ao aluno que cursou, no ano de 2015 em outra escola da rede pública estadual e que tenha solicitado transferência. A matrícula de candidatos à rede será realizada no período de 21 a 23 de março de 2016, voltada para o aluno que ingressa na rede estadual de ensino, transferido de outras redes ou que estejam retornando à rede pública estadual.
Há ainda o quarto calendário, referente às escolas que vão iniciar o ano letivo de 2016 apenas no dia 25 de abril de 2016. Para essas escolas, a renovação de matrículas começa hoje, dia 04, e segue até 6 de março, destinada ao aluno que cursou, em 2015, na mesma escola. A matrícula de egressos será no período de 11 a 13 de abril e de candidatos à rede será no período de 18 a 20 de abril de 2016.
Segundo a diretora, haverá reposição de aulas aos sábados, de acordo com o calendário específico em que cada escola se encontra.
SEM GREVE – Segundo o professor Flávio bezerra, do Departamento de Política Educacional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinter), depois da ameaça de uma nova greve, os acordos firmados com o governo estão sendo cumpridos. “Apesar do atraso, o pagamento [das progressões] já começou a cair na conta dos professores. Então, como o governo começou a cumprir o acordo, suspendemos, por enquanto, a possibilidade de uma paralisação”, frisou.