Cotidiano

Possível massacre de Tumeremo é investigado

Nas minas onde teria ocorrido o ataque podem ter brasileiros

Os moradores de Tumeremo bloquearam a cidade Troncal 10 exigindo os corpos dos trabalhadores da mina de Atenas no estado de Bolívar. A informação foi noticiada pelos sites efectococuyo.com e noticierodigital.com e pela jornalista militante Pableysa Ostos, do El Correo del Caroní.

Eles dizem que, nas primeiras horas da manhã de sábado, uma bulla teria provocado várias mortes no local.

A bulla é o nome popular dado a disputas entre grupos por ouro ou território. 

A mina está localizada na estrada entre Tumeremo e El Callao. Os famíliares que protestavam em Tumeremo garantiram que em El Topo corpos foram jogados em um caminhão de lixo para o Novo Callao, a área sob seu controle e estão desaparecidos desde então. 

O governador Francisco Rangel Gómez afirma que nada aconteceu, enquanto os deputados Andrés Velásquez e Américo de Grazia contam que, embora haja muitos mortos, há uma situação de falta total de informação oficial.

Rangel disse que a informação é totalmente falsa. “Fizemos uma excursão na área, com a força da FANB e nada foi encontrado”, disse ele. 

A Assembleia Nacional Venezuelana abriu investigação sobre a suposta matança de Tumeremo. Segundo o deputado Guerra Jospe, “É provável que uma comissão vá investigar e inquirir sobre este acontecimento, porque não há nenhuma informação oficial e isso é muito ruim, porque deixa o país sem documentar o que aconteceu no estado de Bolivar “, disse.