Cultura

A mulher roraimense pelas lentes preto e branco

Exposição fotográfica recebe visita durante todo o mês de março. A proposta é homenagear o Dia Internacional da Mulher

Uma imagem, um olhar e uma história. Fotografias que ao serem expostas juntas contam a história das mulheres de Roraima. O Fotoclube Roraima fará uma exposição para homenagear o ‘Dia Internacional da Mulher’. Com 20 imagens de 19 fotógrafos do clube. Para a exposição, foi feita uma pré-seleção, são diversas imagens que falam do cotidiano, da luta e da busca pela igualdade das mulheres. Além de momentos especiais para elas, como maternidade e reflexão.

De acordo com Max Schmoller, diretor de comunicação, as fotos foram feitas em preto e branco e captam a beleza e a singularidade da mulher roraimense. “Foi feito uma banca, onde cada associado apresentou as suas fotografias, existem fotos angelicais, fotos fortes, mulheres militares, mães, mulheres trabalhadoras. As fotos traduzem extremos desde a delicadeza até a força feminina”, disse.

A exposição é itinerante e realizada anualmente pelo clube. “Levamos a exposição em diversas partes da cidade, em vários bairros para que todos possam ter acesso às fotografias e que através da imagem o público possa refletir sobre esse dia”, relatou.

Michelle Caleffi é autora da principal foto, uma imagem em preto e branco que a fotógrafa captou de sua mãe. “Era aniversário dela, e a foto foi um presente especial. Minha mãe está com uma imagem serena, tranquila e feliz. Durante o ensaio, eu conversei com ela sobre sua vida, sobre suas lembranças e essa foto conseguiu refletir esse sentimento”, contou.

Além de Michelle, participam dessa exposição, os fotógrafos Adilson Brilhante, Armando Nanias, Dalila França, Marcelo Seixas, Max Schmoller, Márcio Huck, Sewbert Jati e Yasmine Benaion, que buscam através de suas lentes retratar as cenas cotidianas da mulher e seu jeito de viver.

O Fotoclube foi fundado em maio de 2010 e conta com associados desde os mais renomados fotógrafos de Roraima aos fotógrafos em fase de iniciação. “O objetivo é promover a fotografia de nosso Estado através de iniciativas socioculturais, pedagógicas e de exposições fotográficas. Entre elas, promovemos visitas com os estudantes do ensino público”, relatou Max.

Exposição
A exposição terá abertura nessa terça-feira (8), às 20 horas no Palácio da Cultura, as fotografias ficarão expostas durante todo o mês de março em horário comercial com entrada franca.

Associação
Para associar-se, a pessoa deve procurar a diretoria do Fotoclube, preencher uma ficha e pagar uma mensalidade de R$20,00. Essa mensalidade dá direito a descontos em lojas especializadas. Além desse benefício, o associado também tem direito a participar das exposições criadas pelo Fotoclube.

Serviço
Exposição Fotoclube Roraima
Data: Março
Local: No Palácio da Cultura
Entrada Franca