Cotidiano

População de Pacaraima ganha Univirr de cara nova

Antes a unidade funcionava nas dependências da Escola Estadual Cícero Vieira Neto

A população do Município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela, terá nova sede da Universidade Virtual de Roraima (Univirr). O prédio, que leva o nome do diamantário Levindo Inácio de Oliveira, vai funcionar na Rua Quinô, no bairro Vila Velha. A inauguração será logo mais, às 10h.

A estrutura conta com dois laboratórios de informática, um centro multimídia, uma sala de aula auditório, uma biblioteca, uma secretaria, uma sala de tutores, uma sala de coordenação, banheiros para alunos, funcionários, e um de acessibilidade, além de uma copa.

Serão ofertados para a população os seguintes cursos: Literaturas em Letras, com habilitação em espanhol, que tem parceria com o IFRR (Instituto Federal de Roraima); em Matemática, em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e em Informática, também em parceria com a UFRR, além de pós-graduação, na modalidade de ensino à distância, em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

A unidade vai ofertar cursos de extensão à distância em inglês, espanhol, empreendedorismo, matemática, francês e presencial, em informática. Com a inauguração, a sede prestará ainda serviços de acesso à internet para a comunidade estudantil.

O PATRONO

Levindo Inácio de Oliveira foi um diamantário. Ao ouvir, no Rio de Janeiro, que Roraima era a terra do diamante, não hesitou e veio para o então Território Federal de Roraima, tornando-se um dos maiores diamantários a explorar a serra do Tepequém e o garimpo na região do Suapi. Mais tarde foi retirado de suas terras pela Polícia Federal, devido à homologação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, do qual o Suapi agora faz parte, chegando a falecer em 19 de março de 1997.

Com informações do Governo do Estado.