Cotidiano

Rede Cidadania promove serviços de saúde para as mulheres

Evento teve início às 08h e segue até as 17h30, na escola Severino Cavalcante, no bairro Sílvio Botelho

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) disponibiliza neste sábado, 12, a I Ação Rede Cidadania Mulher, das 08h às 17h30, na Escola Estadual Severino Cavalcante, no bairro Sílvio Botelho, zona Oeste da Capital. O evento faz parte das ações em comemoração à Semana Internacional da Mulher, promovidas pela Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) e contará com 520 atendimentos disponíveis.

Além da Sesau, a I Ação Rede Cidadania Mulher contará com a participação de mais 30 instituições parceiras, entre secretarias, entidades e instituições que fazem parte da rede de proteção à mulher e que executam políticas públicas voltadas para esse púbico.

Serão ofertadas 200 consultas para oftalmologia, 100 para cardiologia e ecocardiologia, 100 para ginecologia, 60 para dermatologia, 60 para neurologia. Além disso, as mulheres presentes poderão contar também com os atendimentos na área de enfermagem como aferição de pressão e glicemia, além de vacinação e avaliação do Índice de Massa Corporal (ICM).

Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), da Sesau, Francisco Monteiro, as salas de aula serão adaptadas para se transformarem em consultórios médicos, aos moldes do que ocorre durante as ações do programa Saúde do Povo, no interior do Estado. “É uma forma de cuidar destas mulheres, que são parte tão importante da nossa sociedade”, informou.

OUTROS SERVIÇOS

A Vara da Justiça Itinerante, Delegacia Especializada em Atendimento as Mulheres e a Defensoria Pública Estadual também estarão presentes realizando união estável, guarda e responsabilidade de menor, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e maternidade, divórcio consensual, registro de boletim de ocorrência, solicitação de medidas protetivas, requisições e demais atendimentos.

Também serão realizados atendimentos de beleza, massagem relaxante, palestras e apresentações culturais ao longo do dia. As crianças terão um espaço reservado especialmente para elas com diversas atividades recreativas.

Com informações da Secom