Durante a fuga em massa na noite de domingo, dois detentos foram mortos por rivais dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc): Apolinário Macedo dos Santos, de 26 anos, que cumpria pena por furto, e José Valdene Portela, de 27, acusado de tráfico. Eles foram mortos a golpes de material pérfuro-cortante. Um agente penitenciário disse os indícios são acerto de contas entre presos. O crime aconteceu durante a queda de energia que houve por volta da meia-noite, quando as fugas já estava em andamento. Os detentos foram mortos na ala da cozinha, mas nenhum preso assumiu a autoria do crime.
Além dessas mortes, o foragido David Macário da Costa, de 25 anos, mais conhecido por “Escopeta”, foi morto em confronto com policiais militares, que foram acionados na tarde de ontem, 14, para verificar a denúncia de que um foragido estaria escondido em um apartamento no bairro Bela Vista, zona Oeste.
“Escopeta” não obedeceu à voz de prisão e atirou contra os policiais, que reagiram e o atingiram. Ele ainda chegou a ser encaminhado para o Pronto Socorro Francisco Elesbão, mas não resistiu aos ferimentos. O foragido respondia pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, tentativa de homicídio e roubo. Ele estava foragido da Pamc desde o dia 10 de fevereiro deste ano.
GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado limitou-se a informar que os casos serão apurados pelo sistema prisional. (T.C)