Cotidiano

Mesa redonda vai discutir prisão a partir da decisão de 2ª instância

Alunos e professores de Direito do Centro Universitário vão discutir a decisão polêmica do STF que agora permite que condenados em segunda instância já podem começar a cumprir pena

Os aspectos jurídicos e polêmicos da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que mudou a jurisprudência daquele colegiado para permitir a prisão a partir da decisão de segunda instância, será alvo de debates no Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Os acadêmicos do 9º e 10º semestres do curso de Direito e cinco professores das áreas Penal, Constitucional e Ciências Políticas participam nesta quarta-feira (16), a partir das 19 horas, de uma mesa redonda em que a questão será discutida.

O encontro contará com mini-palestras expositivas com espaço para questionamentos e debates. A ideia, conforme os organizadores, é promover um ambiente de aprendizado e discussão sobre pontos novos do Direito em que os acadêmicos terão a oportunidade de colocar seus posicionamentos e dialogar com os professores sobre os aspectos jurídicos e polêmicos da decisão, e qual o impacto na sociedade e nos direitos previstos na Constituição.

O fato de o tema ser atual e relevante motivou os professores a promover a mesa, que depois servirá como avaliação dos alunos participantes.  No dia 17 de fevereiro passado, o pleno do STF julgou um Habeas Corpus (126.292), que discutia a legitimidade de ato do Tribunal de Justiça de São Paulo. Por maioria de 7 votos a 4, os ministro mudaram a jurisprudência da Corte para tornar possível a execução da pena depois de decisão em segunda instância.

SERVIÇO
Local: Centro Universitário Estácio da Amazônia
Data: dia 16 de março 2016
Horário: das 19h às 21h