Cultura

Praça Mané Garrincha terá intervenção de Rap e Hip hop

O Open Mic será realizado na Praça Mané Garrincha, Tancredo Neves, a partir das 19 horas e contará com a presença de vários artistas. A entrada é franca.

Apresentações de Rap e Hip hop serão realizadas nesse sábado (19), o evento é realizado pelo Movimento Urbanus, que desenvolve um projeto sociocultural ligado a elementos da cultura Hip hop desde 2010. O Open Mic será realizado na Praça Mané Garrincha, bairro Tancredo Neves, a partir das 19 horas. A entrada é franca.

O evento contará com a presença de vários artistas, entre eles: M-Nência, Giga, Jimmy Mc, nego Nay, C8 Crew da Venezuela e Kevin Mk Benin da África. Além da participação do Dj Richards e Do DJ Eduardo Queiroz, coordenador do evento.

Segundo Eduardo, a proposta é realizar palestras, campeonatos, apresentações, oficinas, objetivando a socialização por meio da cultura de rua, além de integrar o rap brasileiro com o rap africano e o rap venezuelano.

“Queremos levar o Hip hop para todos. Estamos seguindo para o sexto ano de trabalho e nosso objetivo é promover, fomentar o Hip hop para os jovens, utilizando a cultura, educação e esporte como base. Queremos dar a oportunidade para todos, onde os rappers roraimenses poderão trocar experiências com os de outros países”, disse Queiroz.

O Open Mic é uma abreviação para Open Microphone, que significa Microfone aberto. O show é ao vivo, onde os membros da audiência podem se apresentar, além deles há o Mestre de cerimônia que apresenta os participantes. Estes eventos são geralmente focados no desempenho da poesia, da palavra falada, da comédia e da música.

Segundo Eduardo, estes espetáculos proporcionam uma oportunidade para os músicos ganharem experiência de uma plateia ao vivo. “Em seus shows eles podem abordar assuntos diversos, podem fazer o seu beat Box. A sensação é falar aquilo que está engatado na garganta”, disse.

A intenção é que os eventos reúnam jovens de diversas vertentes e estilos, desde poetas, escritores, músicos, rappers, estudantes etc. Nesses recitais, a participação ativa é do público que escolhe a melhor performance e texto apresentado. O evento é gratuito e tem o apoio cultural do Coletivo Mosaico, G4L, Dj Arnold e Esporte Clube Vivaz.

Movimento Urbanus
Criado em 2010, seu principal objetivo é mostrar à sociedade roraimense como os elementos da Cultura Hip hop podem se transformar em ferramentas de cidadania. A proposta é utilizar a cultura da periferia, a música e os movimentos de rua a promover a inclusão social.
Em sua trajetória, o Movimento já realizou diversos eventos, desde batalhas de Breakdance a oficinas de hip hop e cursos de Dj. “Nossa ideia é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento das diversas linguagens artísticas que compõem o universo da Cultura Hip hop e promover debates sobre geração de trabalho e renda, protagonismo feminino, racismo institucional, diversidade e tudo que engloba o movimento advindo da periferia”, finalizou.

Serviço
Open Mic
Realização: Movimento Urbanus
Data: 19 de Março (Sábado)