Após ficar fechado para transferência do acervo, o Cartório do 1º Ofício de Boa Vista voltará a funcionar nesta segunda-feira, 21, em novo endereço: na Avenida Ville Roy, 5636, Centro. Será administrado por um novo tabelião, Joziel Loureiro, que foi aprovado em concurso público realizado em 2013 pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
A mudança de gerenciamento ocorreu após determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou que os cartórios passassem a ser ocupados por tabeliões aprovados em concurso público. Segundo Loureiro, um dos pontos positivos é que a partir de agora Roraima possui cartórios efetivados em todos os municípios. “É uma maneira de facilitar o acesso à população, que não precisa mais se deslocar até a Capital para resolver processos específicos, ou seja, não terá gastos com viagens”, afirmou.
Segundo ele, o 1º Ofício continuará praticando todos os serviços inerentes a um cartório, como certidão de nascimento e óbito, casamentos, procurações, escrituras públicas, entre outros. “Eu costumo dizer que a história do local passa pelo cartório”, disse. “É um trabalho de união e ações com várias entidades para buscar melhorias para o sistema. Pretendemos implementar novos projetos a curto e médio prazo e, assim, aumentar os postos de atendimento e a estrutura física dos locais, visando proporcionar conforto e celeridade à população”.
A transferência do acervo para a nova sede do 1º Ofício ocorreu na tarde de quinta-feira. “Tomamos todas as medidas necessárias para que tudo ocorresse na mais absoluta paz e ordem, como merece a população do Estado. Todos os documentos ficaram intactos, pois são registros públicos importantes e esperamos resguardar todos os dados”, destacou. (B.B)
CPF será emitido na certidão de nascimento
Uma das inovações do Cartório do 1º Ofício será a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) na certidão de nascimento das crianças. A ação, que já ocorre em outras cidades brasileiras, será efetivada em Roraima a partir de uma parceria com a Receita Federal para a concessão deste benefício à população.
Conforme o tabelião do Cartório, Joziel Loureiro, a certidão de nascimento é o documento mais importante de uma pessoa. “Por isso, através de uma ação nacional, o CPF está sendo colocado diretamente na certidão, dando mais segurança e evitando uma série de problemas, como fraudes”, afirmou.
Segundo ele, o futuro reserva ainda mais novidades. “Pretendemos ter esse pré-cadastro também para o Registro Geral. São projetos que estamos criando para o futuro, visando ações que vão facilitar ainda mais a vida das pessoas, dando mais comodidade”, afirmou.
Ele disse que posteriormente buscará outros benefícios ao roraimense. “Estamos estudando a possibilidade de, em um futuro próximo, oferecer o serviço do Registro Civil via internet, em que o cidadão poderá receber seus documentos por correspondência, sem precisar sair de casa”, frisou. (B.B)