Há pouco mais de dois meses, a rotina da dona de casa Naiane Vanderlei tem sido a mesma: à noite, junta todos os baldes e reservatórios da residência e enche-os de água para não ficar sem durante o dia, período em que, segundo ela, todas as torneiras da casa ficam completamente secas.
Assim como ela, centenas de moradores do bairro Laura Moreira, localizado na zona Oeste de Boa Vista, sofrem com o desabastecimento. “Tem vezes que fica dias sem nem um pingo d’água. Somos obrigados a armazenar em baldes, porque, senão, ficamos sem”, reclamou.
O problema, de acordo com a moradora, tem causado uma série de transtornos, pois a falta de água nas torneiras impede a realização de afazeres domésticos. “A gente tenta lavar roupa, mas não consegue porque a água é pouca. A gente não tem como tomar banho direito e nem dar banho nos nossos filhos. Tem dias que minha filha vai para a escola sem banho”, lamentou.
O aposentado Miguel de Souza, que se mudou para o bairro há um mês, relatou o sofrimento diário que é obrigado a passar por conta do problema. “É direto essa situação. A água, quando vem, vem bem baixinha e em pouca quantidade. Esse tempo é só o que cheguei aqui, mas quem mora aqui sempre fala que essa situação é antiga”, disse.
Conforme ele, vários moradores já solicitaram providências da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), mas até hoje o problema não foi resolvido. “É uma humilhação o que passamos aqui. Nunca vi ninguém da Caer aparecer aqui para tentar resolver essa situação. Quando tem água, mesmo que em pouca quantidade, comemoramos”, desabafou.
MANAÍRA – O desabastecimento de água também se estende para o conjunto habitacional Manaíra, do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, que fica no mesmo bairro. No local, os moradores afirmam que a situação se prolonga há vários meses e que também já solicitaram, por diversas vezes, que a Caer resolvesse o problema da falta de água, mas que também não tiveram os pedidos atendidos pela Companhia.
Apesar de todas as residências do conjunto habitacional possuírem caixas d’água, os moradores disseram que a pressão não é suficiente para enchê-las e que por isso ficam sem água durante boa parte do dia.
GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou, por meio da Caer, que não houve desabastecimento, mas sim a baixa da pressão da água que chega até o bairro Laura Moreira, localizado na zona Oeste de Boa Vista, devido à queda de tensão ocorrida na madrugada de sábado, 19. O Governo do Estado afirmou que o reabastecimento foi normalizado de forma gradativa ainda no final da tarde de sábado. (L.G.C)