Centenas de mulheres se aglomeraram nesta manhã, 17, em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher, localizado no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, no bairro São Francisco, para fazer consulta e exames. Para hoje, foram distribuídas 600 senhas.
O mutirão, que oferece exames de mamografia, preventivo, ultrassom, teste de glicemia, transvaginal, entre outros, faz parte da programação Outubro Rosa, movimento mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama.
As mulheres disseram que chegaram cedo ao local, mas as senhas distribuídas não foram suficientes, gerando desorganização e tumulto. “Nos surpreendemos com a quantidades de mulheres que vieram em busca de atendimento. Não nos preparamos para receber esse grande número de pessoas. Mas vamos atender todas as mulheres que receberam fichas”, disse a coordenadora do Atenção Básica da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Ana Nery.
A coordenadora explicou que as pacientes que não foram atendidas terão as consultas e exames agendados para outro dia. “Vamos continuar os atendimentos durante a semana. Pedimos desculpa porque não esperávamos essa demanda”, ressaltou.
“Passei mais de quatro horas na fila para fazer preventivo”, disse uma técnica de enfermagem de 42 anos. Outra paciente disse que chegou às 5h da manhã e foi atendida por volta das 10h.
A Sesau informou que a superlotação durante a programação referente ao Outubro Rosa, ocorreu devido a alta procura pelos serviços oferecidos. A Secretaria explicou que além dos servidores da unidade, funcionários de diversos setores da secretaria foram mobilizados para auxiliarem na organização do fluxo na unidade de modo que a população fosse atendida da forma mais organizada e célere o possível.
Cotidiano
Mulheres se aglomeram em fila para receber atendimento
Mais de 800 mulheres foram ao Centro de Referência de Saúde da Mulher em busca de atendimento. O mutirão faz parte da programação Outubro Rosa, movimento mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama