“Sou filho livre do chão, eu sou cavalo selvagem. Meu mundo é a imensidão”. Os versos do poema Cavalo Selvagem, de Eliakin Rufino, são símbolo da cultura roraimense. Agora o poema ganha ilustrações de um livro dedicado inteiramente a ele. O poema é um dos mais representativos entre os diversos momentos da trajetória poética de Eliakin e ficou conhecido por seu canto falado em shows durante sua carreira solo ou ao apresentar-se com o Trio Roraimeira.
A ideia de transformar o poema em um livro surgiu há muitos anos. Segundo Eliakin, é comum entre os poetas escolherem uma obra que mais representa o acervo do autor. O poema foi tombado como patrimônio cultural de Roraima pela Assembleia Legislativa em 2008.
“Fazer um livro do Cavalo Selvagem é um pedido do público por ser o meu poema mais conhecido. Ele é reconhecido de norte ao sul, é trabalhado em sala de aulas, e por isso é tratado com muito carinho e reconhecimento pelas pessoas que vivem em Roraima”, relatou.
As ilustrações do livro foram feitas pelo artista Turenco Beça, professor de arte da Universidade Federal do Amazonas. Segundo o autor, Turenco, que trabalha com a temática dos cavalos selvagens há vários anos, contribuiu para a obra fazendo com que o poema seja dedicado também ao público infanto-juvenil.
“O Turenco foi escolhido para ilustrar esse trabalho devido ao seu grande conhecimento da Amazônia. Ele, filho de poeta, contribui para que as figuras desses livros não sejam convencionais. Ele não tenta apenas reproduzir o texto, os desenhos são criativos e representam muito bem. Fiquei muito satisfeito”, relatou.
Apesar de o livro ter seu público alvo, o autor explica que para ele, cavalo selvagem é um hino de liberdade para todas as idades. “Nesses versos, é abordada a independência, a liberdade, a alforria”, contou.
A obra é uma edição patrocinada pela Lei de incentivo à cultura, com o apoio das Lojas Perin e foi editado pela Editora Valer.
Encontro com o artista
O artista irá realizar um encontro para autógrafos no sábado, 02 de abril, pela manhã, na Livraria Saber, localizada na avenida Ville Roy, com participação de alunos da rede municipal e estadual de ensino.
Serviço
Encontro com o artista
Eliakin Rufino
Local: Livraria Saber
Data: 02 de abril
Hora: 10 horas
Endereço: Avenida Ville Roy, 4896, Aparecida
Entrada Franca