Cultura

Grupo de amigos revive as tradições da Reisada

A festa é realizada há mais de quinze anos pelo Mestre Zé da Viola no Sítio Jerusalém, município de Rorainópolis

Reisada é uma festa popular realizada em homenagem ao nascimento de Jesus e aos três reis magos. Uma das principais características do evento são os trajes usados pelos participantes, em geral roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos, além de visitar a casa dos amigos e cantar antigas canções de louvação.

A tradição é realizar uma passeata com a Bandeira de Santos Reis normalmente no período entre os dias 26 de dezembro a 6 de janeiro representando a alegria e a devoção. A festa é realizada há mais de quinze anos pelo Mestre Zé da Viola no Sitio Jerusalém, município de Rorainópolis.

Para incentivar e reforçar as atividades culturais do município, um grupo de pessoas simpatizantes da cultura popular no estado de Roraima se uniu em prol da construção de um “Malocão” para a realização de atividades culturais, incluindo a Reisada.

De acordo com Catarina Ribeiro, a ideia é unir aqueles que sentem falta dos antigos costumes das festas dos reis.

“Além do malocão, nossa ideia é contribuir com o festejo que faz parte das nossas vidas há muitos anos. Queremos reunir mestres e mestras da cultura popular da região Amazônica e o Sítio Jerusalém foi escolhido para sediar o evento”, relatou.

O professor e agente cultural Nonato Chacon explica que a festa reúne mais de quatrocentas pessoas. “É lindo de se ver uma rede comunitária que consegue realizar uma grande festa apenas contando com a ajuda dos moradores”, explicou.

Para viabilizar o projeto, foi criado o grupo de WhatsApp Ciranda da Fraternidade com a finalidade de agregar pessoas visando a captação de recursos para a ação. “A proposta é simples: cada componente do grupo se compromete a fazer uma colaboração de R$ 20,00 por mês no período de março a outubro”, explicou Nonato.

Para fazer parte do grupo e participar das festas da Reisada basta entrar em contato pelo telefone 98129 09 39.

O Mestre
José Lima dos Santos, conhecido como “Mestre Zé da Viola”, é maranhense de nascimento. Ainda jovem, migrou com a família para o Pará, onde passou a juventude na zona rural de São Domingos do Araguaia. Foi iniciado, na família de brincantes, e foi aprendiz do Mestre Zé Patrício. Zé da Viola também é repentista, conhece as Brincadeiras de Lindô e Mangaba, todas de sotaque maranhense.

Reisada
A Reisada, também é conhecida como Folia dos Reis, é uma manifestação cultural religiosa festiva praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo. O intuito é relembrar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do Menino Jesus Cristo.