O Município de Mucajaí, a Centro-Oeste do Estado, realiza, nesta sexta-feira, 25, a partir das 18h, a 34ª Encenação da Paixão de Cristo. Tradicionalmente, o evento era realizado na Pedra da Encenação, na área central da cidade, mas, por conta de obras que estão sendo realizadas no local, a apresentação foi transferida para o Ginásio Poliesportivo Sabino Soares Neto.
“Essa obra começou em 2009, porém nunca houve prosseguimento até assumirmos a Prefeitura. Nós verificamos todo o processo e vimos que havia problemas de inconsistência que inviabilizavam a continuidade do projeto”, disse o prefeito de Mucajaí, Josué Matos (PSL).
Ele afirmou que, após rever a situação junto aos órgãos fiscalizadores, a administração municipal foi autorizada a prosseguir com as obras. Com o replanejamento aprovado pela Caixa Econômica, os trabalhos avançaram para mais da metade. “Três meses após reprogramarmos a obra, o projeto avançou 25% da construção total da cidade cenográfica. Hoje, metade da obra já foi concluída, tanto que estamos idealizando inaugurar já para a próxima encenação”, destacou.
PROGRAMAÇÃO – Várias ações serão realizadas ao longo desta semana. As atividades iniciaram no domingo, 20, com a realização da Procissão de Ramos. Nesta quarta-feira, 23, haverá a realização de missa campal, organizada pela Diocese de Roraima. Na quinta-feira, 24, será realizado um culto na praça Chaguinha Bahia, a partir das 19 horas. A ação é uma promoção da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
No mesmo dia, haverá também o ensaio geral com os mais de 200 atores participantes da encenação. O prefeito destacou que todos passaram por uma oficina de teatro para dar maio ênfase cênica na hora do espetáculo. “Anteriormente, a encenação era feita de forma amadora, mas graças à Lei de Incentivo à Cultura nós conseguimos a contratação de dois professores para capacitar os nossos atores. Então, esse ano, o espetáculo será com muito mais profissionalismo”, salientou.
O evento contará ainda com a apresentação de músicos locais. A expectativa dos organizadores é reunir um público de até cinco mil pessoas.
Para o prefeito, mesmo com as dificuldades financeiras, o evento promete ser ainda mais emocionante que na edição anterior. “Para 2017, nós já estamos trabalhando a nossa logística para trazer um cantor à altura do padre Fábio de Melo, já com a inauguração da nova pedra da encenação”, disse.
Boa Vista terá Encenação da Paixão de Cristo na Praça Germano Sampaio
Boa Vista também terá evento na Sexta-Feira Santa, que está se fixando como tradicional. Por meio da Juventude da Área Missionária São Raimundo Nonato, a Diocese de Roraima promoverá, no dia 25, às 18 horas, a 7ª Encenação da Paixão de Cristo na Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, zona Oeste.
De acordo com o organizador do evento, Evangelista Siqueira, a apresentação contará com a participação de 150 jovens, que contarão nos mínimos detalhes a trajetória de Jesus Cristo na terra. “Devido ao êxito dessa apresentação e o desejo de outros jovens de participar, o evento passou a fazer parte do calendário de atividades das comunidades e o grupo foi aumentando a cada ano”, disse.
Segundo Siqueira, além dos ensaios, os jovens participaram, durante três meses, de momentos da formação e retiros espirituais para melhor compreenderem o mistério Pascal de Cristo e conhecer o personagem que irão interpretar.
Antes da realização do espetáculo, o grupo vem promovendo ensaio geral. O último será nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, no local da apresentação, na Praça Germano Augusto Sampaio. (M.L)