Polícia

PF cumpre mandados em Roraima contra extração ilegal de madeira

Um mandado de prisão estava sendo cumprido pelos policiais contra o chefe da organização. A operação foi realizada em Boa Vista e Alto Alegre e houve ainda apreensão de arma de fogo

A Polícia Federal cumpriu hoje (23) dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão em Boa Vista e Alto Alegre com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que atua na extração ilegal de madeiras nobres da Floresta Nacional de Roraima e na Terra Indígena Yanomami.

A operação denominada ‘Facção da Madeira’ aconteceu após autorização da Justiça Federal em Roraima que atendeu a representação feita da Polícia Federal que vem investigando crimes ambientais em parceria com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Durante as investigações, os policiais prenderam em flagrante, nos dias 12 e 13 de março, quatro pessoas envolvidas nos crimes previstos na legislação ambiental e no artigo 155 do Código Penal. Hoje os policiais cumpriram o mandado de prisão contra o chefe da organização criminosa, informado pela PF apenas pelas iniciais N.F.C., de 47 anos.

A PF informou ainda as iniciais dos quatro presos do dia 13 de março: R.A.S., R.D.S.A., M.S.S. e M.S.F. De acordo com a polícia, a prática criminosa envolvia desde a contratação de operadores de motosserra; de corte da madeira nobre da Floresta Nacional em pranchas e vigas; ao estoque nos locais de corte; a contratação de cozinheiras e rancho para manter os operadores de motosserra e tratores dentro da mata por um período de no mínimo um mês.

Havia inda a contratação de motorista de tratores, ajudantes e caminhões; transporte por meio de frete da madeira em caminhões baú ou caminhões de alimentos, escondidos embaixo de cargas de bananas, tomates ou qualquer outro material que seja produzido legalmente na região e contato com marceneiros e empresas madeireiras em Boa Vista para receptação da madeira.

Os crimes têm pena de até 23 anos de prisão e são inafiançáveis em sede policial. Os mandados foram cumpridos no bairro Santa Tereza, em Boa Vista, e na Vicinal 9, em Alto Alegre/RR. Em Boa Vista houve ainda a apreensão de uma arma de fogo com registro vencido, computadores e documentos.

O inquérito Policial será concluído nos próximos 15 dias. Os presos estão à disposição da Justiça Federal em Roraima.

Com informações da PF