Política

PM inicia operação para coibir assaltos em Boa Vista

A medida denominada 'Reforço Setorial' vai começar inicialmente nos bairros atendidos pelo 1º Batalhão da Polícia Militar

Já está em ação em Boa Vista a ação de reforço setorial realizada pela Polícia Militar com o objetivo de reduzir os números da criminalidade, especialmente aos relacionados à assaltos praticados por bandidos que utilizam motocicleta para prática do crime.

A operação acontecerá inicialmente no setor de 1° Batalhão de Policia Militar (BPM) e será estendido para toda Capital, com objetivo de evitar os roubos e furtos em residências, veículos automotores, principalmente motocicletas e telefones celulares. Além disso, a medida também pretende coibir as ocorrências envolvendo a prática conhecida como “saidinha de banco”, menores infratores, tráfico de drogas, perturbação do sossego, dentre outras ações delituosas.

Para realizar a ação, a Polícia Militar realizou o treinamento das equipes, iniciando com a apresentação do plano da operação e as aulas teóricas de abordagens, além das aulas práticas de manuseio de armamento e abordagens práticas por meio de simulações.

A equipe de oficiais do 1° BPM realizou um planejamento estratégico baseado em estudo científico, com dados estatísticos apresentados pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). “A finalidade é prevenir ocorrências de assaltos aos comércios da Capital, prisão de criminosos que estão praticando delitos usando motocicletas como meio de transporte”, afirmou o comandante do 1º BPM, tenente coronel José Augusto Arruda.

Além disso, a medida prevê a apreensão de armas, drogas, menores infratores, prisão de foragidos do sistema prisional, “nos locais considerados alterados na mancha criminal”. As abordagens da operação serão realizadas em locais estratégicos.

Fonte: Secom