Cotidiano

Primeira etapa de vacinação pretende imunizar mais de 800 mil gados

Os produtores têm até o dia 30 de maio para vacinar todo o rebanho e notificar o escritório da Aderr

A primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa se inicia em Roraima nesta sexta-feira, dia 1º. Com a forte estiagem enfrentada pelo estado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou a prorrogação da campanha até o dia 30 de maio. A estimativa é imunizar mais de 800 mil cabeças de gado.

O prolongamento do período da primeira etapa de vacinação foi solicitado por meio da Agência de Defesa de Roraima (Aderr) sob o argumento de que em algumas regiões os rebanhos encontram-se enfraquecidos, dificultando o remanejamento dos animais para efetuar a vacinação. “É o tempo que começa o período de chuva e possibilita o remanejamento dos animais para garantir a eficiência da vacinação”, argumentou o diretor-presidente interino da Aderr, Vicente Barreto.

O Ministério da Agricultura esteve em Roraima e realizou auditoria para avaliar se o estado estava apto a receber o status de “Livre da Aftosa”. O ministério divulgou a nota 8, sendo que esse é um resultado preliminar. A Aderr recorreu e está montando um relatório para garantir que o resultado final tenha mudança.

VACINA

O criador de gado deve adquirir a vacina no comércio, efetuar a vacinação e em seguida notificar o escritório da Aderr mais próximo, confirmando a aplicação das doses no rebanho.

Após o término da campanha será realizada uma nova sorologia para comprovar a eficiência vacinal. Na última, ocorrida em 2015, ficou constatado que não existe circulação do vírus em Roraima. Os produtores que não vacinaram o rebanho ano passado, serão identificados na sorologia de 2016.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.