Cultura

Workshop ensina técnica para fotografar mulheres

Para se inscrever não é necessário ser fotógrafo profissional, ou ao menos possuir câmera. O workshop será realizado no dia 17 de abril em local aberto

Fotografar mulheres é mais complicado do que parece, sejam modelos profissionais ou não. Mas é possível seguir algumas dicas que podem facilitar o seu trabalho. O workshop ‘Ensaios Femininos’ será ministrado pelas fotógrafas Daniele Oliveira, Luisa Orihuela e Rainara Diniz. Serão aulas teóricas e práticas que irão ensinar desde as noções básicas da fotografia, aprendendo como utilizar o obturados, o diafragma e o Iso da câmera, até a preparação pré-ensaio com a cliente. Além de técnicas que ensinam ensaio externo com luz natural, direção de poses e tratamento de imagem avançada (Photoshop e Lightroom).

De acordo com Daniele Oliveira, para se fazer um bom ensaio é preciso conhecer os gostos da cliente e estar preparado. “A tarefa do fotógrafo fica mais fácil, já que ele irá conseguir deixar a cliente mais à vontade diante da câmera, e assim poderemos captar imagens mais espontâneas e despojadas e deixar a modelo feliz com o resultado”, explicou.

O perfil das clientes em sua maioria são pessoas sem experiência em posar, mas que querem fazer fotos bacanas por autoestima ou para tentar ingressar nesse universo. “Muitas pessoas têm esse desejo, mas, às vezes, se intimidam na frente do aparato fotográfico e podem acabar não saindo bem na foto, além de dar mais trabalho ao fotógrafo. E sair bem na foto não tem nada a ver com ser bonito ou feio, pois, independentemente de beleza, a pessoa pode ser fotogênica ou saber posar. Geralmente, o que mais ajuda é ficar à vontade com o fotógrafo, assim conseguindo boas fotos”, relatou Luisa Orihuela.

Para a fotógrafa Rainara, a pesquisa e estudo são os maiores aliados para quem quer tirar boas fotos. Para ela, cada ensaio fotográfico uma experiência diferente, sempre buscando a delicadeza e romantismo nas fotos. “Tento deixar a cliente à vontade na hora das fotos para que elas venham e demonstrem seu lado delicado, o seu natural e a sua beleza, como é um momento único, então temos que eternizá-lo da forma mais tranquila e feliz”, explica.

Inscrições
Para se inscrever não é necessário ser fotógrafo profissional, ou ao menos possuir câmera. O workshop será realizado no dia 17 de abril em um local aberto. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 98122-7666, 99141-1024 e 98115-2723. O valor da inscrição é R$ 200,00.

Confira algumas dicas para fotografar:

Focalize os olhos: o olhar é relacionado com sensualidade e beleza, por isso, focalize bem os olhos da sua modelo para realçar a atenção.

Escolha o lado certo: o tal do “lado bom” realmente existe e é muito fácil de perceber – geralmente as pessoas repartem o cabelo para o lado mais bonito do rosto. Perceba isso e use a seu favor na hora de escolher o ângulo.

Comunique-se: não seja um fotógrafo robô, converse com a modelo. Faça-a se sentir segura, isso torna as expressões mais reais. A relação de confiança entre fotógrafo e modelo é indispensável.

Não toque: evite mexer na modelo para criar as poses, é melhor você pousar e pedir para ela te copiar. Assim evitam-se aquelas poses mecânicas.

Busque fotos cândidas: algumas das melhores fotografias são tiradas sem pose, em momentos cotidianos, espere um bom momento e dispare. Espere até as pessoas se esquecerem da sua câmera.

Pós-produção: editores de imagem sempre ajudam, apesar de não fazerem tudo. Serão muito úteis para embelezar um pouco a imagem e apagar pequenas rugas ou espinhas. Mas não abuse, a boa foto sai boa direto da câmera.