Faltando pouco mais de 600 novas inscrições eleitorais para que a eleição municipal deste ano passe a ter segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral em Roraima (TRE-RR) tem lançado uma série de campanhas para buscar novos alistamentos e garantir maior representatividade no pleito municipal.
Uma delas é a “Campanha Jovem Eleitor”, que visa incentivar o alistamento eleitoral de adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo. Desde segunda-feira, 28, até a próxima sexta-feira, 1° de abril, a Justiça Eleitoral realiza a 2ª Semana de Alistamento do Jovem Eleitor.
Na Capital, a procura de jovens para tirar o título de eleitor tem se intensificado. Os estudantes Gamarra Pereira, Gabriele Silva e Luan dos Santos, todos com 17 anos, foram com um grupo de amigos a um dos cartórios eleitorais para garantir o direito ao primeiro voto.
“É uma forma da gente realmente conhecer as pessoas que vão nos representar. Eu acho que nós já estamos no direito de votar e tomar nossas próprias decisões, além de ser uma forma de ajudar também. Esse momento complicado que passamos na política é ruim para nós, porque nos traz incertezas sobre o nosso futuro”, disse Gabriele.
Ela afirmou que seu voto pode fazer a diferença nas eleições deste ano. “Eu creio nisso, porque os jovens querem e podem realmente mudar o futuro do nosso País. Acho que essa campanha torna as eleições mais equilibradas, pois Boa Vista é a única Capital que não tem segundo turno, e isso é uma forma de mudar essa situação. Ainda não sei em quem votar, estou indecisa, mas com certeza esse ano irei votar”, frisou.
Para Gamarra, é preciso que o jovem tome alguma atitude para tentar mudar o quadro político atual. “Decidi tirar meu título agora porque eu acho importante para nós, que somos jovens, tomarmos alguma atitude. Para nós, é uma forma de fazer a diferença e tentar melhorar alguma coisa”, afirmou.
Luan dos Santos afirmou que acha importante o envolvimento do jovem na política. “É um direito que nós temos e eu acho que é importante votar cedo para poder ajudar. O meu voto e de diversas pessoas que estão se alistando agora, inclusive meus amigos, vai fazer a diferença sim. Quanto mais pessoas votarem, mais correta e mais justa ficará a disputa pela prefeitura”, frisou.