Polícia

Videomonitoramento reforçará o trabalho de agentes na fronteira

O sistema passa a operar neste sábado, dia 2

O novo sistema que auxilia o setor de Inteligência da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) começou a ser testado no município de Bonfim no início desta semana em caráter experimental e a partir deste sábado, dia 2, entra de forma definitiva em operação.

O principal objetivo do videomonitoramento é o combate ao crime organizado, mas outras ações também estão previstas e serão levadas para os principais municípios do Estado além da Capital. Somente em Bonfim, são nove câmeras posicionadas em pontos estratégicos.

A central de monitoramento funcionará de forma permanente durante as 24 horas no Pelotão da Polícia Militar, instalado na localidade. O sistema faz parte do programa Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), do Governo Federal.

O sistema será utilizado no combate ao tráfico de entorpecentes, crimes de exploração sexual de menores, descaminho e contrabando, evasão de divisas, crimes ambientais, entre outros.

Outro ponto destacado pelo secretário é que o videomonitoramento é o registro de ocorrências em vídeo, o que resguarda tanto o cidadão comum quanto as autoridades de segurança.

Boa Vista já está coberta pelo programa, e conta com câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos, onde as instituições policiais registram um maior número de ocorrências.

O sistema também será implantado nos municípios de Pacaraima, na fronteira Norte do Estado, Caracaraí e Rorainópolis, na região Sul.

Com informações da Secom-RR