Política

Posição do PR será de grupo, diz Édio sobre impeachment de Dilma

Parlamentar disse que ainda aguarda posição oficial do Partido da República quanto ao impeachment da presidente

Membro da comissão da Câmara Federal que analisa o pedido de Impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Édio Lopes (PR) afirmou que a decisão contra ou a favor do afastamento de Dilma do cargo será definida em colegiado pelo partido nos próximos dias. A afirmação do deputado foi dada neste sábado em entrevista ao programa Agenda Parlamentar, da Rádio Folha AM 1020. “Sou um homem de partido, e estamos aguardando o anúncio oficial de qual será a posição do PR e só depois teremos um debate para apresentar a posição que vamos assumir”, frisou.

Édio explicou que durante a semana passada esteve em viagem diplomática ao Japão como membro da Frente Parlamentar Brasil/Japão, que tem como objetivo estreitar as relações entre os dois países em áreas de interesse nacional como tecnologia, sustentabilidade, medicina e cultura. “Essa viagem já estava definida e por isso tive que me ausentar dos trabalhos da Câmara durante dez dias, mas neste período acompanhei os fatos da Câmara através dos noticiários e já estamos de volta para dar continuidade ao trabalho”, disse.

O parlamentar ressaltou que chegou a tempo de participar das reuniões da comissão, na quarta e quinta-feira, em que juristas, professores e um ministro apresentaram seus argumentos contra e a favor do impeachment para a Comissão. “Temos que ter uma consciência de que ainda é cedo para se formar uma opinião a respeito. Depois de ouvir a exposição do embasamento jurídico e técnico do pedido de impeachment é que teremos uma opinião”, disse. “E estamos aguardando o anúncio oficial do partido e vou seguir o caminho que escolhi para minha política, que é pautada pela Justiça e vamos buscar aquilo que for justo”, disse.

O deputado disse ainda que está atento às vozes das manifestações das ruas, ao sofrimento do povo diante da crise financeira e política. “Mas temos que estar atentos também ao que o processo traz, ao que processo diz, pois nós temos que estar vigilantes com a execução das regras estabelecidas no País”, frisou.  

Édio explicou que, caso tenha sessão na Câmara hoje, encerra o prazo de dez sessões para que a presidenta Dilma apresente a defesa na comissão especial. A partir daí, a comissão terá o prazo de mais cinco sessões do plenário para votar o parecer, que pode ser pela autorização ou a não instauração da denúncia.

ENTENDA – A comissão especial da Câmara que analisará o pedido de impeachment de Dilma foi instalada no dia 17 de março. O pedido foi feito pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior e pela advogada Janaína Paschoal. O líder do PSD na Câmara, deputado Rogério Rosso (DF), é o presidente da comissão. O relator é o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO). Em caso de sessão plenária hoje, a presidenta Dilma Rousseff tem até as 19h para apresentar defesa por escrito à comissão especial destinada a analisar a admissibilidade do processo de impeachment.

Para que o processo de impeachment seja aprovado na Câmara dos Deputados e posteriormente encaminhado ao Senado são necessários os votos de, no mínimo, 342 dos 513 deputados. A votação será nominal e aberta. Quando o processo começar, os deputados serão chamados a votar de acordo com a região ou estado a que pertencem. Se a votação não alcançar os 342 votos, o processo será automaticamente arquivado. Caso contrário, o impeachment segue para o Senado. (R.R)
 
Deputado destaca parceria do Brasil com Japão
 
Durante oito dias, o deputado federal Édio Lopes (PR) esteve em viagem oficial ao Japão para conhecer um pouco mais do país asiático. O Governo Japonês foi o responsável por custear 100% das despesas da viagem, que teve como objetivo apresentar aos participantes brasileiros a atual relação bilateral entre os dois países, além da geopolítica e cultura do Japão. A informação foi dada neste sábado em entrevista ao programa Agenda Parlamentar pela Rádio Folha AM 1020.

Édio Lopes atua na Frente Parlamentar Brasil/Japão, que tem como objetivo estreitar as relações entre os dois países em áreas como tecnologia, sustentabilidade, medicina e cultura. A comitiva, composta por 11 parlamentares do Congresso Nacional, além de deputados estaduais, vereadores e acadêmicos, percorreu importantes cidades japonesas e foi recebida por uma série de autoridades, como o príncipe e a princesa Akishino, o vice-ministro de Relações Exteriores do Japão, Hiroshi Takano, e o presidente do Parlamento Japonês, deputado Tadamori Oshima.

Foi apresentado, respectivamente, o cenário da relação comercial entre os dois países e a busca de uma unificação de legislação especial para tratar sobre questões como direito de nacionalidade igualitária para filhos de brasileiros que nascem no Japão. “Temos que ajustar as leis para que os descendentes de brasileiros, caso queiram, tenham direito à nacionalidade japonesa e possam gozar de direitos como há no caso de descendentes de japoneses que vivem no Brasil”, frisou. O Japão é o terceiro maior país a receber a comunidade de brasileiros no exterior, enquanto que o Brasil é o país com a maior população de origem nipônica fora do Japão.

O parlamentar destacou que o ponto mais importante da viagem foi conhecer as tecnologias do Japão e saber que já está sendo agendada a vinda de uma empresa japonesa para aplicar tecnologia na reciclagem do lixo no Brasil. “Visitamos empresas gigantes no cenário atual, como a NEC, umas das maiores provedoras globais de soluções integradas de tecnologia da informação e comunicação, além da visita às instalações de uma das maiores empresas do setor de reciclagem de resíduos sólidos, situado na Província de Saitama, aonde 96% do lixo que chega é reaproveitado. Impressiona a forma como os japoneses lidam com a tecnologia para favorecer toda a sociedade”, disse. (R.R)

Rorainópolis e Caracaraí recebem melhorias de infraestrutura
 
Os municípios de Rorainópolis e Caracaraí, no centro-sul do Estado, estarão recebendo melhorias de drenagem e infraestrutura de calçadas e meio-fio em vários pontos das duas sedes municipais por meio de emendas do deputado federal Édio Lopes (PR). A informação foi dada neste sábado em entrevista ao programa Agenda Parlamentar pela Rádio Folha AM 1020.

Em Rorainópolis, serão empregados mais de R$ 1,6 milhão para pavimentação de calçadas e meio-fio. “No próximo sábado, dia 9, estaremos dando início à execução de obras de pavimentação de calçadas e meio-fio em diversas ruas centrais da cidade e os recursos já estão liberados na conta da Prefeitura e o prefeito Adilson do Asa (PP) já realizou a licitação e a empresa vencedora vai começar as obras no próximo sábado, que vai trazer benefícios para a população e valorização dos imóveis”, disse.

Para Caracaraí, foram destinados quase R$ 2 milhões para drenagem de águas pluviais no bairro Santo Antônio. “Também neste sábado estaremos com o prefeito Enildo Júnior (sem partido) dando início às obras de drenagem no bairro Santo Antônio, que vai beneficiar aqueles moradores e de áreas arredores onde estão sendo construídas outras moradias e vai oferecer melhor qualidade de vida para os moradores da região”, disse. (R.R)