Polícia

Sede do Conselho Tutelar é invadida e documentos sigilosos são furtados

Documentos com registros de crimes contra crianças e adolescentes estavam em um pen drive, que foi levado pelo ladrão

Os casos de furtos a residências, pontos comerciais e prédios públicos também passaram a fazer parte das estatísticas policiais nos municípios do interior do Estado. Na madrugada desta terça-feira, bandidos arrombaram a janela e a porta de uma das salas onde funciona o Conselho Tutelar do Município de Caracaraí, que fica a aproximadamente 150 quilômetros da Capital, na região Centro-Sul do Estado.

Conforme um dos conselheiros tutelares, o criminoso conseguiu levar um pen drive com relatórios e documentos sigilosos, além de um liquidificador. Os conselheiros procuraram a Delegacia de Polícia Civil para fazer o registro da ocorrência. A perícia foi acionada para realizar os procedimentos técnicos a fim de esclarecer as circunstâncias do arrombamento seguido do crime de furto.

O conselheiro tutelar Antônio Nogueira disse que eles foram surpreendidos ao abrirem a porta da sede. “Quando cheguei às 7h15, encontrei a porta da frente fechada, mas as janelas laterais estavam arrombadas. A sala dos conselheiros onde ficam os computadores também foi arrombada. Acredito que tudo aconteceu na madrugada”, afirmou.

Os funcionários informaram que a perícia criminal atuou assim que soube do caso, todavia não havia perito papiloscopista para fazer a identificação das impressões digitais, sob a alegação de que não havia condições de fazer o deslocamento até a sede de Caracaraí. “A perícia criminal veio, mas a que faz coleta de impressão digital não compareceu porque não tem condições de vir e não tem material”, relatou Nogueira.

Assim que a polícia deixou as dependências do Conselho Tutelar, os funcionários retomaram à rotina de trabalho, organizando o local. “Já fizemos a limpeza, organizamos a bagunça e estamos fazendo atendimento ao público normalmente. As janelas que foram quebradas precisam de conserto, mas, até agora, ainda não tive conhecimento por parte da prefeitura se vai ser arrumada ou não. Continuam arrombadas”, acrescentou o conselheiro.

Caso o conserto não seja realizado, os servidores planejam adotar um sistema de plantão para que o prédio não fique desguarnecido. “Se não consertar, vai ter que dormir no prédio. Ou vamos dar um jeito de pregar as janelas aqui porque vigilante também a prefeitura está deixando a desejar”, destacou Nogueira.

Como nos últimos anos a incidência de usuários de drogas aumentou em Caracaraí, os conselheiros não têm suspeitos para apontar. “Aqui o índice de drogas, de adolescente infrator e crimes, como roubo e furto, é muito grande. Não temos nenhuma pista, mas foi feito um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Pelas características do rastro, foi uma pessoa ou no máximo duas. Levaram pouca coisa, mas na sala tinha computador, máquina impressora e máquina fotográfica. Levaram apenas um liquidificador, um pen drive com todos os documentos de relatórios e casos do conselho tutelar, que são documentos sigilosos. Vamos esperar para ver o que vai acontecer. É muito difícil essa situação. É a primeira vez que acontece no Conselho Tutelar, mas no comércio local todo dia um comerciante é alvo de assaltos e furtos”, disse.

PREFEITURA – A Folha entrou em contato com o prefeito de Caracaraí, Enildo Júnior, para saber que medida a prefeitura vai tomar para resolver os problemas gerados pelo arrombamento e pela falta de vigia apontados pelo conselheiro. Segundo ele, tem um vigia responsável para cuidar do prédio no período noturno.

“Vamos abrir um processo administrativo para penalizar o vigia porque ele não compareceu. Tem um vigia que com certeza é um servidor público concursado para o cargo. Vamos resolver também o problema da janela”, frisou. (J.B)