Das oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apenas duas estão sendo usadas para atender a população. Significa que as pessoas que precisam de atendimento de urgência, principalmente vítimas de acidentes de trânsito, estão esperando mais tempo para receber os primeiros-socorros e remoção para o Pronto Socorro.
Outro problema é com relação ao telefone de atendimento ao público. Quando chove ou falta energia o contato por telefone para chamadas de urgência não funciona. A informação é de fontes que trabalham na própria instituição.
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, que regulamenta o serviço na Capital, a redução na frota de ambulâncias ocorre devido à deterioração dos automóveis. Conforme informou, da frota com oito unidades, quatro delas são antigas demais para o atendimento à população, que em função do desgaste excessivo já estão em processo de inutilização.
Segundo a Prefeitura, existem apenas duas unidades ativas, que foram entregues recentemente, uma de suporte avançado, sendo a única do Estado, e uma de suporte básico. Outras duas ambulâncias de suporte básico estão passando por manutenção, “pois a alta frequência de ocorrências gera o desgaste natural das unidades”, conforme destacou.
A Prefeitura disse que o Ministério da Saúde preconiza uma ambulância de suporte básico para cada 100 mil habitantes. “Em Boa Vista, há cerca de 300 mil habitantes. A Capital possui atualmente três viaturas de suporte básico de vida e uma de suporte avançado, além de duas motolâncias”, frisou acrescentando que seria o suficiente para atender toda a sociedade.
GOVERNO DO ESTADO
O Governo do Estado informa que o serviço de regulação do Samu é regulamentado para atender aos chamados dos usuários pelo número 192. A operadora responsável pela manutenção e disposição da linha já foi comunicada duas vezes este ano pela Sesau sobre a dificuldade de comunicação por meio da linha, ocasião em que foi solicitado os reparos necessários.
A operadora informou que fez a manutenção necessária e que os problemas foram solucionados. Para verificar e comprovar se a linha em questão está funcionando conforme o previsto, uma equipe da coordenação do Samu e da administração da Sesau fará uma viagem, de 7 a 9 deste mês, onde percorrerá as bases dos municípios de Uiramutã, Normandia, Bonfim e Cantá a fim de realizar o teste e comprovar se o serviço está funcionando adequadamente.
O cronograma prevê a supervisão em todos os municípios onde as bases do Samu estão instaladas. Se forem detectados problemas, a operadora será notificada para regularizar a manutenção da linha.