Política

Roraima pode ter segundo turno para prefeito

Boa Vista alcançou a meta de 200 mil + 1 eleitores

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), Boa Vista ultrapassou, durante essa semana, o quantitativo de 200 mil eleitores. No total, o cadastro registrou nesta quinta-feira, 7 de abril, 200.234 eleitores. Sendo 58.229 na 1ª Zona Eleitoral e 142.005 na 5ª Zona Eleitoral. 

Uma grande campanha foi feita para atingir a meta, cujo principal objetivo era garantir maior representatividade nas eleições municipais de 2016 com as condições necessárias para que, caso um candidato não obtenha 50% dos votos válidos mais 1 no primeiro turno, o município esteja apto a realizar uma nova eleição.

Desde o lançamento, a campanha “Boa Vista 200 mil + 1 ganhou a adesão de estudantes, movimentos de grupo de jovens, partidos políticos, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Boa Vista, Governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, empresários e da sociedade em geral. Um movimento nas redes sociais se formou em prol da campanha e por um maior exercício da cidadania.

Nas eleições para os cargos de presidente da República, governador de estado e do Distrito Federal e prefeito de município com mais de 200 mil eleitores, será eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta, ou seja, aquele que obtiver mais da metade dos votos apurados (50% + 1), excluídos os votos em branco e nulos.

Nessas hipóteses, caso o candidato com maior número de votos não obtenha a maioria absoluta, deverá ser realizado segundo turno entre os dois candidatos mais votados, em razão do disposto nos arts. 29, inciso II, e 77 da Constituição Federal.

Fonte: TRE