A música venezuelana compreende uma grande variedade de ritmos, entre eles: a salsa, o merengue, o calypso, a gaita, a parranda, o aguinaldo e o joropo. Essas são as influências do grupo ‘Triada’, formado pelas venezuelanas Wilmerys Lucena (voz), Aibesue Alvarado (guitarra e voz), Gabriela Contreras (Bongó) e Yormaira Mederos (baixo).
Pela primeira vez no Brasil, as garotas de Valéncia (Ven) iniciam uma turnê que além de Boa Vista passará por Manaus, Porto Velho, Rio Branco e seguirá para apresentações no Peru e no Equador. O grupo é formado há um ano, quando as estudantes se conheceram no curso de Arte e Música na Universidade Arturo Michelena.
Segundo elas, o objetivo da turnê é o intercâmbio cultural. “Queremos ter essa mistura de culturas de cada país, entre cada povo, e assim adquirir mais conhecimento e aplicar em nossas letras e em nossas músicas”, explicou a vocalista Wilmerys.
O som da Triada é uma mescla de vários gêneros caracterizada pela mistura espanhola e elementos africanos. O som mais representativo do país é o Joropo, porém o grupo também passeia pela influência cultural do hip-hop, dance, techno, rock e pop.
“O gosto musical da Venezuela é muito diferente de países da América do Sul, músicas como salsa, merengue e cumbia não são apenas para dançar, mas para ouvir e refletir. Nossas letras falam sobre a força do povo venezuelano e como queremos lutar contra a injustiça, fazer com que nosso público dance, mas ao mesmo tempo reflita”, disse Gabriela.
Após a turnê, todo o aprendizado deverá ser transformado em músicas. “Apesar dos países estarem próximos, sabemos pouco da música brasileira e os brasileiros sabem pouco da música venezuelana, queremos estreitar esses laços”, completou Aibesue.
Aqui no Brasil, o grupo não tem apoio para a viagem, que irá durar trinta dias. “Viemos por conta própria para conhecer esse país, em cada lugar iremos buscar os agentes culturais para realizar apresentações e trocar experiências”, disse Yormaira.
O grupo fica em Roraima por duas semanas, até seguir viagem. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 991657457.
Primeira apresentação
O grupo será atração da praça de alimentação no Parque Anauá, local onde acontece a Feira de Artesanato de Roraima (Expoarrte), nesse sábado (09), a partir das 17 horas. A entrada é franca. Para a apresentação em Boa Vista, o grupo irá tocar versões de músicas venezuelanas e músicas autorais.
Serviço
Show Triada
Na Expoarrte
Data: 09 de abril (sábado)
Hora: A partir das 17 horas
Entrada Franca