Política

Processo contra Gursen está na pauta de amanhã do CNJ

Na última sessão do CNJ, o conselheiro Carlos Levenhagen pediu vistas após o voto do relator, que concluiu pela aposentadoria compulsória do magistrado

O processo administrativo disciplinar contra o desembargador afastado do Tribunal de Justiça de Roraima, Alcir Gursen de Miranda, vai voltar a ser julgado na sessão de amanhã (12) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na última sessão do Pleno do CNJ, que aconteceu no dia 29 de março, o relator do PAD, conselheiro Luiz Cláudio Allemand, apresentou o seu voto no processo pela aposentadoria compulsória do desembargador. A corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, foi a única que adiantou o seu voto acompanhando o relator pela aposentadoria compulsória.

Mas o julgamento foi suspenso depois que o conselheiro  Carlos Levenhagen solicitou vistas do processo. Alcir Gursen de Miranda está afastado do cargo desde setembro de 2013 quando o CNJ. O processo foi iniciado por uma reclamação do Ministério Público Eleitoral por conduta incompatível com a Lei Orgânica da Magistratura.

São várias as acusações contra o magistrado, sendo algumas delas a parcialidade em julgamentos de demandas eleitorais, patrimônio incompatível com sua renda e favorecimento de familiares na nomeação de cargos públicos de indicação política.