Cultura

Exposição de arte resgata culturas indígenas de RR

A exposição será realizada até o dia 29 de abril no Espaço de Cultura e Arte União Operária. A entrada é franca

A exposição “Culturas indígenas” exibe o universo indígena em Roraima e sua produção artística e cultural, além de uma ampla coletânea de registros audiovisuais. Todo o acervo é resultado de projetos realizados com a participação de indígenas de várias etnias residentes no estado.

Na mostra, o público tem acesso a objetos, artesanatos, telas que revelam de forma lúdica, saberes e rituais. A exposição está sendo realizada até o dia 29 de abril no Espaço de Cultura e Arte União Operária localizada na avenida Nossa Sra. da Consolata, 565, Centro. As visitas podem ocorrer de 08 às 20 horas, de segunda a sábado. A entrada é franca.

A proposta do evento é resgatar a memória dos Povos Indígenas, a sua vocação para a arte e sua consolidação como debate da causa indígena, agora, com a participação permanente dos povos indígenas. A programação oferece debates, vivências e interação livre com os artistas durante os dias 12, 13 e 14, das 13 às 18 horas.

De acordo com o expositor Jaider Esbell, as obras são marcadas pela mistura de temas e estéticas, ricas em detalhes. “A obra sempre revela algo novo a cada olhada do espectador, e por isso merece ser vista várias vezes na mesma visita. A exposição é composta exclusivamente por obras de artistas indígenas e ressalta a relação do índio com o homem branco” explicou.

Para ele, a exposição é o fruto da articulação coletiva entre artistas e artesãos indígenas de Roraima que buscam compartilhar seus saberes com toda a sociedade. “O projeto reúne artistas, artesãos e mestres dos saberes ancestrais para socializar a cultura de seus povos por meio da arte tradicional e contemporânea”, comentou.

Segundo Esbell, além da socialização dos saberes e fazeres indígenas, entre si e com toda a sociedade, o projeto sugere a discussão crítica de assuntos de interesse local/global com temas que abordem sustentabilidade ecológica, diversidade sociocultural e diálogo entre povos e nações na busca de um entendimento comum.

O evento é realizado em parceria PRAe/Direx/CCult/UFRR, Galeria Jaider Esbell, LB Construções, Calixto Molduras, Cejurr, artistas do movimento indígena e Programa Insikiran Anna Eserenka, coordenado pela professora Ise Goreth.

Serviço
Exposição Culturas indígenas
Data: Até 29 de abril
Local: Espaço de Cultura e Arte União Operária
Endereço: Nossa Sra. da Consolata, 565, Centro
Entrada Franca