Cultura

Escola Rio Branco comemora aniversário com programação cultural

A Escola Municipal Pré-Escolar Rio Branco comemora aniversário com programação para pais e alunos

Fundada em 1991, a Escola Municipal Pré-Escolar Rio Branco comemora este mês vinte e cinco anos. Para comemorar a data, diversas atividades foram realizadas em sala de aula e uma grande programação será realizada nessa sexta-feira (15).

A escola está localizada na rua Castelo Branco, bairro Caetano Filho. E a programação será realizada durante a manhã e a tarde. Na ocasião, a comunidade é a grande convidada para participar de atividades culturais que visam valorizar a atuação de servidores, professores, pais e alunos, entre elas, aulas artísticas, apresentação de teatro e a banda da escola.

De acordo com a gestora escola Lindalva Nicássio, momentos como esses ajudam a estreitar vínculos e aproximar a comunidade da instituição: “Essa escola contribui com a educação dos roraimenses, especialmente dos que moram no entorno, em bairros como Caetano Filho, por exemplo. É uma forma de lembrar essa importância e fazer com que se criem elos e pertencimento por este lugar”, explica.

Segundo ela, a solenidade irá prestigiar a todos com a participação de pais, alunos, funcionários. “Esses processos são importantes, pois estão associados ao relacionamento da criança com os pais. Na pré-escola, as crianças recebem estímulos que as ajudarão em seu desenvolvimento, que envolve os familiares e comunidade”, completou.

Banda de Lata
A programação conta com apresentação da “Banda de Lata”, projeto ambiental da professora Kaline Barroso, onde alunos do primeiro ano utilizam instrumentos reciclados para tocar. Formada com instrumentos de lata, a banda demonstrará, pela primeira vez, o que aprendeu ao longo de dois meses de ensaio. Além de aprender a tocar um instrumento reciclado, os alunos aprendem o sentido de ser um grupo por meio da música.

De acordo com Kaline, a iniciativa surgiu com o intuito de alertar as pessoas para a preservação do meio ambiente por intermédio do incentivo à reciclagem. Assim nasceu a ideia de montar uma banda, reutilizando materiais.

História
A Pré-escola possui cerca de 100 alunos entre a idade de quatro a seis anos. Sua história marca uma conquista para os moradores do bairro Caetano Filho. A obra foi realizada no período de 1990 e no ano seguinte iniciou suas atividades escolares.

Segundo a gestora, seus primeiros alunos eram de classes populares e, na maioria, moradores da região. Mas a história dessa escola, como se observa, inicia antes de seu funcionamento.

A escola propõe construir uma proposta-político-pedagógica voltada às classes populares que buscasse alternativas ao sucesso escolar e rompesse definitivamente com o estigma da repetência e da exclusão escolar.

“Uma escola não fechada em si mesmo, que construísse uma ligação íntima com a comunidade, que propiciasse práticas coletivas garantindo a participação de todos”, finalizou Lindalva.