Cotidiano

Inverno chega provocando transtornos

Depois da forte estiagem, primeira chuva do período de inverno foi marcada por muitas ruas alagadas em Boa Vista

A forte chuva que caiu nesta quarta-feira, dando início ao inverno roraimense, deixou muitas vias da Capital alagadas. Em alguns locais, a água escoou rápido, mas em outros provocou sérios transtornos. Conforme dados da Defesa Civil. Caíram aproximadamente de 60 mm de água e a previsão indica que hoje continuará chovendo, com estimativa de 40mm a 70mm de água.

A falta de drenagem é a principal queixa dos moradores, principalmente por dificultar a locomoção de quem mora nos bairros. A moradora da Rua das Orquídeas, no bairro Pricumã, zona Oeste, Regiane de Oliveira Silva, disse que a situação é muito ruim. “Não tem como sair de casa. A água chega a nossa porta e até mesmo para os carros fica difícil. Toda vez que chove alaga tudo, então é complicado”, comentou.

Ela afirmou que os filhos também estão sendo prejudicados. “As crianças que moram aqui não foram para a escola, pois a passagem ficou totalmente alagada. Pedimos aos responsáveis que tomem as devidas providências para melhorar essa situação”, disse Regiane, referindo-se à falta de drenagem de água pluvial.

Segundo ela, desde o inverno do ano passado os moradores entram em contato com o poder público para tentar resolver o problema de escoamento, mas nada é feito. “Nós não recebemos nenhuma resposta. É como se não tivéssemos falado com eles”, concluiu.

Outro morador da mesma rua, que pediu anonimato, afirmou que o problema é um transtorno que existe há muito tempo. “A água acumulada inclusive esconde os buracos e pode danificar os veículos que trafegam por aqui”, afirmou.

Prefeitura diz que ‘Patrulha da Chuva’ vem atuando na cidade

A Prefeitura de Boa Vista informou que desde o início da manhã de quarta-feira as equipes da Patrulha da Chuva atuaram em toda a cidade, inclusive no bairro Pricumã, com a limpeza nas tubulações de drenagem, galerias e margens de igarapés. “As equipes atuam durante todo ano para garantir que a população tenha sempre uma cidade limpa, organizada e preparada para o período do inverno. Dessa forma, minimizar os transtornos causados”, afirmou, por meio de nota.

Os serviços vão desde limpeza das ruas, com serviços de capina, roço mecânico e manual, coleta de lixo, entulho e galhadas, varrição manual e mecanizada, catação, atuação com picador de galhos, drenagem, microdrenagem, construção de galeria, tapa buracos, pavimentação asfáltica, nivelamento de ruas, além de visitas domiciliares.

 “Os mutirões de limpeza continuam ocorrendo em todos os bairros da cidade e, atualmente, as equipes da Secretaria de Gestão Ambiental já estão no terceiro ciclo.  A limpeza é feita durante todo o ano, porém, agora, a prefeitura intensifica esses trabalhos devido ao período chuvoso”, destacou.

Segundo a Prefeitura, uma obra em andamento é a do cruzamento das ruas Sardinha com Curimatã, no bairro Santa Teresa, zona Oeste. “O local, mapeado como um dos pontos críticos de alagamento, está recebendo 220 metros de microdrenagem e construção de quatro bocas de lobo para solucionar o problema”.

A população também precisa colaborar com os trabalhos da Patrulha da Chuva. “É importante evitar jogar lixos nas ruas, bueiros, valas e igarapés. “Essa atitude dos cidadãos causa grandes transtornos. Por isso, o município reforça que é preciso trabalhar em conjunto com a sociedade para garantir o bom funcionamento da cidade”, frisou. (B.B)