Os 1,5 mil atendimentos mensais realizados no Conselho Tutelar 3, localizado no bairro Santa Luzia, zona Oeste, começaram a ser feitos de forma mais humanizada. A unidade iniciou, na semana passada, a campanha “Vamos Brincar de Doar” com o intuito de arrecadar brinquedos, livros, DVDs e prateleiras para a criação de um espaço lúdico.
De acordo com a conselheira tutelar Andreza Ferreira, a finalidade é oferecer entretenimento às crianças e adolescentes durante o tempo que se leva para realizar os atendimentos. “O objetivo é que as crianças possam ter um espaço só para elas enquanto aguardam o procedimento. Elas ficam cansadas e entediadas, sem nada para fazer, e tivemos essa ideia de fazer essa sala de acolhimento”, disse.
A criação do espaço partiu da necessidade de dispor de um ambiente adequado para o acolhimento na unidade. “Às vezes, a gente precisa passar de quatro a cinco horas no procedimento com crianças e adolescentes e não temos onde colocá-los. E eles só podem sair ao final do processo”, explicou.
Segundo a conselheira, as unidades do Conselho Tutelar ainda passam a imagem de “delegacia infantil” à população. “Na verdade, nós buscamos tirar um pouco dessa imagem, porque sabemos que não é essa a realidade do Conselho, que acabou sendo banalizada dessa forma”, comentou.
Com pouco mais de uma semana de campanha, várias doações já foram realizadas, inclusive de órgãos como o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult). “Já tivemos doações de muitos servidores do Conselho, do TJ, que tem se empenhado em nos ajudar, e da Secult, que fez a doação de livros infantis”, informou a conselheira.
As doações são válidas para brinquedos, livros, DVDs, prateleiras e outros objetos que se enquadrem na demanda. O material doado pode ser novo e usado, desde que esteja em bom estado de conservação. “De início, a campanha será apenas para a nossa unidade, mas optamos por não estipular um prazo de término justamente para conseguirmos arrecadar o maior número de peças possíveis para distribuirmos entre os outros conselhos e, quem sabe, ajudar os do interior também”, frisou.
Para participar da campanha qualquer pessoa pode se dirigir até o Conselho Tutelar 3, localizado na rua Felinto Barbosa Monteiro, nº 1641, Santa Luzia, ao lado da Drogaria do Trabalhador, ou ligar para os telefones 3627-909 e 98410-4573. (L.G.C)