Polícia

Líder de Organização Criminosa é recapturado

Edimar Valverde da Costa fugiu da PAMC e é especialista em roubo de banco

O foragido do Sistema Prisional de Roraima, Edimar Valverde da Costa, foi preso nesta sexta-feira, 15, no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá (MT). Ele é especialista em roubo a caixas eletrônicos e vinha praticando crimes por todo o Brasil, sendo procurado em vários Estados.

Valverde utilizava seis identidades diferentes, atendendo por Edimar Valverde da Costa, Edmar Valverde da Costa, José Luis da Costa, Mateus da Costa, José Luiz da Silva, Emerson Bezerra da Silva.

“O suspeito é considerado um dos maiores líderes de organizações criminosas do País, possui mais de dez mandados de prisão em aberto por crimes como roubos a bancos, cargas, empresas de eletroeletrônicos e arrombamento de caixas eletrônicos”, informou o chefe da Dicap, Roney Cruz.

Os mandados em abertos identificados até agora são dos estados de Roraima, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.

Uma das ordens foi decretada em 2012, para cumprimento na operação “Furacão”, que desarticulou uma quadrilha que atuava fortemente no arrombamento de caixas eletrônicos e roubos a bancos nos três últimos Estados.

Segundo a polícia, o dinheiro era investido em carros e imóveis. As investigações foram comandadas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá. O foragido é natural de Mato Grosso e agia na companhia de outros criminosos em várias regiões do País.

Em 2013, o suspeito fugiu da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima, e teve o mandado de prisão decretado.