Política

Teresa Surita é vencedora do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae

Prefeitura de Boa Vista concorreu com o projeto “Eu Amo Boa Vista, Cidade Empreendedora”, que apresenta duas vertentes

A prefeita Teresa Surita (PMDB) venceu a 9ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na categoria Melhor Projeto. As iniciativas inscritas foram analisadas por uma comissão julgadora e o resultado foi anunciado nessa quinta-feira, 14, em uma cerimônia no auditório do Sebrae Roraima.

É a terceira vez que a prefeita vence o prêmio que reconhece iniciativas que fomentam o empreendedorismo e ajudam a criar um ambiente propício ao desenvolvimento dos pequenos negócios.  A Prefeitura concorreu com o projeto “Eu Amo Boa Vista, Cidade Empreendedora”, que apresentou duas vertentes.

A primeira abordou a desburocratização de processos na Secretaria Municipal de Finanças, modernizando e agilizando o atendimento ao microempreendedor. O projeto também destacou a revitalização de praças e espaços públicos, com capacitação, via Braços Abertos, para estimular os pequenos comerciantes. Essa atividade teve início com o projeto piloto na Praça Mané Garrincha e durou o ano de 2015 inteiro, formalizando e capacitando ambulantes, com apoio do Senai e Sebrae/RR.

Com a vitória, a prefeita Teresa Surita vai representar a Região Norte na etapa nacional, que ocorrerá no dia 10 de maio, em Brasília (DF). Ela dedicou o prêmio à equipe e disse que é o reconhecimento do trabalho realizado no município para facilitar a vida do microempreendedor e promover a geração de emprego e renda.

 “Nós trabalhamos buscando desburocratizar a Secretaria Municipal de Finanças no atendimento, porque tinham muitas filas, era muito demorado. Na parte de geração de emprego e renda, trabalhamos na capacitação de tantas praças que nós estamos destinando os espaços de alimentação para que as pessoas sejam treinadas e que realmente o serviço oferecido seja de qualidade. É um trabalho que gera emprego e renda, que a cidade precisa, e atende também à necessidade dos empresários com a desburocratização de todo o processo para abrir uma empresa”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Márcio Vinícius, a modernização do atendimento na secretaria possibilitou que cerca de 90% dos serviços sejam disponibilizados na internet, também foi possível reduzir os prazos dos processos, agilizando o atendimento para o empreendedor que busca a formalização do seu negócio.

“Não tinha como se falar em empreendedorismo sem antes resolver os problemas que existiam na secretaria. Antes o empreendedor mal conseguia abrir seu negócio. Hoje, a realidade é diferente. Nós conseguimos dar maior acessibilidade ao contribuinte. Com os investimentos feitos pela prefeita, na renovação do parque tecnológico, nós estamos avançando. Em 2012 foram regularizados apenas 112 microempresários. Nós terminamos 2015 com 3.500 regularizações”, destacou.