Apesar serem considerados um bem de utilidade pública, clientes de bancos têm reclamado que constantemente encontram caixas eletrônicos com problemas ou mesmo sem funcionar. Na Rodoviária Internacional José Amador de Oliveira Baton, no bairro 13 de Setembro, zona Sul, há seis meses as pessoas que por lá passam estão sem o serviço de autoatendimento bancário.
“Muita gente utilizava os caixas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal que funcionavam por lá. Só que agora, todos estão abandonados, e isso vem prejudicando também quem mora perto da rodoviária, que tem que se deslocar para o Centro para poder usar um caixa eletrônico”, relatou uma usuária que não quis se identificar.
Segundo ela, desde o dia em que a administração da rodoviária resolveu realizar obras ampliação de guichês nos balcões de algumas empresas que operam em viagens interestaduais, os equipamentos tiveram que ser transferidos para outro local. Eram três terminais, sendo um da Caixa e três do Banco do Brasil.
“É uma situação complicada, pois tanto quem vai para a Manaus quanto para quem chega a Boa Vista costuma precisar de dinheiro, seja para comer alguma coisa ou para pegar um táxi, e acaba que não encontra um caixa eletrônico. A gente nota que nem é descaso por parte das agências bancárias, mas da administradora da rodoviária, que simplesmente encostou os equipamentos em um local e por lá ficou”, destacou.
No local estão os quatro caixas eletrônicos. O da Caixa Econômica Federal está encostado próximo à sala de atendimento da empresa Eucatur, enquanto os três equipamentos do Banco do Brasil foram colocados na parte lateral da administração da rodoviária.
Para o comerciante Messias Rocha, a falta dos equipamentos também dificulta as vendas nos estabelecimentos que atuam no local, uma vez que o caixa eletrônico facilita na circulação de dinheiro. “Às vezes, um turista quem vem de Manaus, por exemplo, quer comprar algo em uma loja e quer sacar dinheiro, mas fica sem poder comprar, porque os equipamentos estão sem funcionar. Infelizmente é uma situação que afeta a todos, incluindo os comerciantes daqui”, frisou.
GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado explicou que, devido à reforma realizada na Rodoviária, iniciada em novembro no ano passado, a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) solicitou, em ofício enviado às agências bancárias, a retirada de todos os terminais de autoatendimento.
“Após esse período, um funcionário da companhia visitou a superintendência regional dos bancos, enfatizando o pedido enviado por meio de ofício para a retirada dos equipamentos, que a partir daquele momento deixaram de atender a população devido à reforma da Rodoviária”, disse.
Em resposta ao ofício do governo, os bancos informaram que estavam em processo licitatório para contratação de uma empresa para fazer a retirada dos equipamentos em desuso no hall de entrada da Rodoviária. “De acordo com a administradora em exercício da Rodoviária, Suzane Rodrigues, está em andamento um processo de contratação da empresa que irá disponibilizar três caixas eletrônicos 24 horas com todos os bancos para atender a população que necessita utilizar esses serviços”, frisou.
BANCO DO BRASIL – Em nota, a gerência administrativa do Banco do Brasil informou que os terminais de autoatendimento da instituição bancária estão em processo de desativação e descarte por obsolescência.
Devido ao acordo firmado entre os principais bancos, em 2014, ficou decidido que caixas eletrônicos localizados em shoppings, aeroportos, rodoviárias, estabelecimentos públicos e comerciais passariam a aceitar cartões de diferentes unidades bancárias, englobando assim 11.325 caixas dos 196 mil terminais espalhados pelo país até 2020.
“Tais pontos serão absorvidos pelo Banco24Horas da empresa TECBAN e o ponto da Rodoviária de Boa Vista está em fase final de implantação. Através dos terminais Banco24Horas os correntistas do Banco do Brasil podem efetuar saque, consultar saldo, efetuar pagamento de boletos bancários, sem cobrança de tarifas adicionais e em breve serão ofertados mais serviços”, frisou.
CAIXA ECONÔMICA – Também por meio de nota, a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal informou a retirada de seus terminais de autoatendimento da Rodoviária, devido ao acordo firmado com a empresa TECBAN, para a implantação de terminais do Banco24Horas.
“A Caixa esclarece que, pelo acordo, será instalado no local um novo terminal do Banco24Horas, que diversificará a utilização do referido autoatendimento por clientes de outras instituições bancárias”, frisou. (M.L)