Com uma proposta de incentivar os participantes a darem um mergulho artístico nas referências e universos poéticos de cada participante, a Oficina de Honestidade Artística visa incentivar os artistas dos diversos campos a realizar uma performance franca. A ideia foi criada pelo ator e coreógrafo Jorge Alencar.
A metodologia leva ao público práticas de conversas francas, o encontro busca ir além das tendências e tabus estéticos para produzir uma experiência de autonomia do ator. Realizada desde 2013, a oficina vem revelando potências artísticas e pedagógicas. A oficina já passou por Salvador (BA), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Cuiabá (MT), entre outras.
A oficina será realizada no dia 18 de abril, no Espaço MaloKômbia, com entrada franca. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online disponível em http://tinyurl.com/oficinahonestidade, estão sendo oferecidas 15 vagas. O público-alvo são estudantes e profissionais das diferentes linguagens artísticas: dança, teatro, artes visuais, cinema, entre outros.
Jorge Alencar
Jorge Alencar cria com dança, cinema, teatro, curadoria, escrita e educação. Graduado em Comunicação Social e em Dança, é também mestre em Artes Cênicas. Tem intenso trajeto como criador com obras cênicas como “Tombé” e “Souvenir” e os filmes “Sensações Contrárias” (curta-metragem de dança), “Miúda e o Guarda-Chuva” (curta de animação) e “Pinta” (longa-metragem). Seus trabalhos têm circulado por todas as regiões brasileiras e por contextos internacionais. Em 1998, fundou o Dimenti – ambiente de criação artística e produtora cultural –, com sede em Salvador (BA).
Tombé
Além da Oficina de Honestidade Artística, os interessados poderão assistir ao espetáculo de dança ‘Tombé’. A obra também dirigida por Jorge Alencar veio da Bahia e está em turnê, além de Boa Vista, o espetáculo irá passar por Palmas (TO), Manaus/ (AM) e Rio Branco (AC).
Durante a apresentação, os personagens – o diretor/coreógrafo, o dançarino, a bailarina, o ator e o técnico – são figuras que compõem as relações na peça, produzindo coreografias sociais. Uma espécie de ‘stand up dance comedy’ ou uma sessão de terapia coletiva que faz jogos de espelho entre ficção e realidade entre o artista e o público.
O espetáculo de dança está em atividade há 14 anos. O projeto teve início de uma pesquisa continuada de Jorge Alencar sobre a relação entre dança e comicidade. O projeto “Tombé Tour – Dança rumo ao Norte” foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, da Fundação Nacional de Arte (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Serviço
Espetáculo de dança Tombé
Data: 19 e 20 de abril
Local: Espaço MaloKômbia (Rua Noel Rosa, 346 – Santa Cecília)
Oficina de Honestidade Artística: 18/4, 9h às 13h (15 vagas)
Entrada Franca