Cotidiano

Quatro meses após a saída de lojistas, prédio segue desocupado

O prédio do antigo Boa Vista Shopping, localizado no bairro 31 de Março, que irá abrigar a nova sede da Secretaria Estadual de Gestão Estratégica da Administração (Segad), segue sem previsão de ser ocupado. Atualmente, o Governo paga R$ 52 mil mensais de aluguel para abrigar a sede do órgão, que funciona em um anexo de uma faculdade particular.

Em dezembro de 2015, os 20 lojistas que ainda atuavam no centro comercial tiveram que desocupar o prédio após pedido do Governo do Estado, que havia solicitado a desocupação do espaço em março daquele ano. O prédio foi desocupado sob a justificativa de que serviria para abrigar a Secretaria, mas, até o momento, está vazio.

À Folha, o secretário da Segad, Frederico Linhares, afirmou que o Governo do Estado reincorporou o prédio ao patrimônio porque o local estava antieconômico. “Qualquer pessoa que foi no Boa Vista Shopping nos últimos meses do ano de 2015 percebeu que aquele lugar estava jogado às mocas, não havia mais circulação de clientela. Em lugar nenhum do País um prédio público serve de shopping, em qualquer cidade organizada se vê que shoppings são empreendimentos privados”, disse.

Conforme ele, a iniciativa de construir um espaço para os lojistas no local surgiu da dependência que os empresários tinham do Estado. “Em Boa Vista era assim porque sempre foi lugar com dependência muito forte do Estado. Ao longo do tempo, isso se torna administrativamente esquisito, se ter um espaço público com lojas particulares funcionando como um shopping, principalmente agora que Boa Vista já tem dois grandes shoppings funcionando”, explicou.

De acordo com o secretário, o Estado não tem mais motivos para intervir em iniciativa privada. “O motivo de termos solicitado o prédio foi exatamente o fato de estar antieconômico e de que o Estado tem uma deficiência de espaço para abrigar as nossas secretarias”, alegou.

Linhares afirmou ser impossível realizar uma reforma e adaptação do prédio em apenas quatro meses. “Estamos com arquitetos da Secretaria de Infraestrutura discutindo exatamente as adaptações, ou seja, ainda estamos em fase de projeto para adaptar um prédio de shopping para uma secretaria. Eu não posso simplesmente no dia seguinte chegar e implantar a secretaria porque o prédio não está adaptado para isso”, disse.

Conforme ele, após a fase de projeto, o Governo do Estado abrirá o processo de licitação para iniciar a reforma do prédio. “A previsão é o tempo da lei, porque precisamos fazer o projeto e a licitação, a empresa que ganhar essa licitação vai fazer a reforma, então é impossível dar uma data agora”, afirmou.

Os gastos com o espaço que irá abrigar a Segad, de acordo com o secretário, são apenas com manutenção. “Estamos gastando apenas com a manutenção do prédio, com os pagamentos de água, luz, vigilância. Essa semana faremos ação de limpeza para tirar o mato e deixar ele sempre limpinho para que não aconteça nenhum problema”, frisou. (L.G.C)