Enfermeiros, vacinadores e diretores das unidades básicas de saúde em todo o Brasil passam por capacitação nesta segunda-feira, 18, em preparação a campanha contra a gripe. Os profissionais da gestão municipal de Boa Vista se reuniram no auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima.
O treinamento desenvolve técnicas de vacina, composição e determinação de metas para que os servidores planejem as estratégias que serão executadas. A campanha municipal será aberta para a população na terça-feira, 19. Com o mesmo objetivo, de prevenir a doença, o Governo do Estado começou a campanha nesta segunda-feira, 18.
A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município de Boa Vista, Roberta Calandrini, explicou que as ações de imunização tiveram início na semana passada, pois é necessária a vacinação prévia dos profissionais que atuam diretamente com na campanha.
Até 20 de maio, a meta da Prefeitura de Boa Vista é alcançar 66 mil habitantes dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e pacientes com comorbidades (hipertensos, diabéticos cardiopatas em qualquer faixa etária), com obrigatoriedade da declaração do médico.
Roberta Calandrini informou ainda que adquirir a gripe após a vacinação é mito. “As pessoas não precisam ter medo dessa hipótese, não existe a possibilidade de alguém gripar com a vacina, ela é feita com o vírus morto e esse é um método seguro”.