Cotidiano

Pacientes de oftalmologia chegam de madrugada para fila de vagas pelo SUS

Uma paciente de oftalmologia, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na sede da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), reclamou da dificuldade que a população está enfrentando para conseguir encaminhamento para atendimento nas clínicas particulares conveniadas pelo SUS.

Conforme ela, as pessoas precisam chegar à sede da Sesau, no bairro Aeroporto, zona Norte, na noite do dia anterior e esperar na fila para conseguir um encaminhamento para marcar uma consulta. “Em anos anteriores, o atendimento funcionava até as 9h e não existia limite de vaga. Atualmente, são apenas 40 vagas para mais de 300 mil pessoas só na Capital, sem contar a população dos municípios”, protestou.

GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado informou que a Sesau tem prestado atendimento oftalmológico na Capital e no interior, e que no Hospital Coronel Mota são ofertadas cerca de 240 vagas por semana para a especialidade, ou mais de 900 consultas por mês.

Informou que, no interior do Estado, o projeto Visão do Povo leva, mensalmente aos municípios, especialistas que realizam os atendimentos na própria localidade, evitando que os pacientes precisem se deslocar até Boa Vista.

No HCM, o agendamento de consultas pela primeira vez é feito por encaminhamento da Unidade Básica de Saúde. Os postos de saúde encaminham o paciente para a especialidade, que já faz o agendamento direto no Coronel Mota. O agendamento direto pelo paciente, no HCM, somente é realizado para consultas de retorno.

A Sesau afirmou que também oferece atendimentos oftalmológicos apenas como retaguarda, ou seja, para situações em que o paciente não conseguiu agendamento no HCM. Frisou ainda que vai voltar a oferecer, a partir do final do próximo mês, autorização para procedimentos oftalmológicos.

Em relação à forma de atendimento na Sesau para autorização dos serviços pelo SUS para clínicas conveniadas, de segunda a sexta-feira são entregues senhas das 7h às 10 horas da manhã. Todas as pessoas que chegam neste horário recebem senha. Apenas os serviços oftalmológicos é que possuem senhas limitadas, sendo 40 por dia, tendo em vista a oferta dos serviços no HCM e também pelo Município de Boa Vista.

A direção do HCM ressalta que no primeiro bimestre deste ano, em 25% das consultas agendadas para esta especialidade, os pacientes não compareceram, o que também pode ser uma das causas de demora na disponibilidade de vagas, conforme o governo.