Cotidiano

Torcedores promovem campanha para incentivar doação de sangue

Hemocentro de Roraima ficará aberto hoje (21) até o meio-dia para receber doações de sangue

Hoje é feriado, mas o Hemocentro de Roraima está aberto até às 12 horas para receber doações de sangue. O expediente extra atende a um pedido de torcedores do Corinthians, que reservaram a folga para participaram da terceira edição da campanha ‘Sangue Corinthiano’.

Realizada três vezes por ano, nos meses de abril, agosto e dezembro, a campanha reúne tanto torcedores do Timão quanto de outros clubes de futebol. “A campanha não é exclusiva para torcedores do Corinthians, mas tem esse nome porque é feita por torcedores corinthianos. Mas quem torce por outro time pode aderir à campanha. Quem quiser ir com a camisa do time do coração, também pode ir. Não tem problema”, explicou Thiago Martins, organizador da campanha em Boa Vista.

Para Thiago Martins, apesar do nome, a campanha é aberta a todas as torcidas. “Os times podem ser rivais dentro de campo, mas fora das quatro linhas não tem isso”, disse.

A expectativa do Hemocentro, conforme Martins, é receber hoje 50 doadores. “O Hemocentro só abre feriado e aos sábados quando vale a pena, por causa do custo. Então espera-se um número expressivo. Mas dessa vez a divulgação da campanha não foi grande, então não sei se atingiremos esse número”, comentou.

CRITÉRIOS
Para doar, o voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter entre 16 e 68 anos (menores de idade devem ser acompanhados pelos pais), pesar mais de 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doas até três vezes, com intervalo de três meses a cada doação.

Quem não puder fazer a doação hoje, pode ir outro dia. O Hemoraima funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR).

CAMPANHA NACIONAL
“Sangue Corinthiano” é um projeto nacional idealizado e promovido pela torcida corinthiana, que usa a força e união da Fiel para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

Anualmente a campanha Sangue Corinthiano realiza três edições do “Dia do Corinthiano doar Sangue” com o objetivo de conscientizar novos torcedores sobre a importância deste ato e também torná-los doadores regulares através da fidelização ao projeto.

Para o idealizador do projeto, Milton Oliveira, doador de sangue desde 2005, a campanha é uma oportunidade do torcedor fazer aquilo que sempre cobra dos jogadores: vestir a cabeça e dar o sangue.

Mais informações sobre a campanha nacional, fotos e notícias estão disponíveis no site do ‘Sangue Corinthiano’.