As péssimas condições de uma ponte de madeira localizada na rua JT-10, no bairro Jardim Olímpico, zona Oeste da Capital, motivaram moradores a procurarem a Folha para denunciar a situação de abandono em que ela se encontra. A ponte começou a deteriorar-se depois que a linha de ônibus começou a passar pela região. Por conta do peso dos veículos, a estrutura de madeira passou a apresentar problemas, como surgimento de brechas, aumentando os ricos de acidentes.
“Essa ponte existe desde a gestão do então prefeito Ottomar Pinto e, desde então, nunca passou por nenhum tipo de reforma. A Prefeitura atual fez a mudança em outra ponte aqui no bairro, e a gente até esperava que fizessem o mesmo com essa. Mas até agora nada foi feito e a situação só tem piorado”, relatou a agente de lavanderia Luzinete Correia.
Morador do bairro desde 2003, o comerciante Luiz Alves relatou que as pessoas tentam até hoje chamar a atenção da Prefeitura para os problemas estruturais da ponte. Até mesmo bloqueios na região foram adotados, mas não surtiram efeito.
“A situação é tão preocupante que, um dia desses, os moradores montaram um bloqueio para evitar o tráfego de veículos. Chamaram até a Prefeitura para pressioná-la a tomar alguma providência. Prometeram que resolveriam e até hoje a situação permanece a mesma”, disse.
A falta de galeria é outro grave problema enfrentado pelos moradores. Segundo Alves, as chuvas nos últimos dias têm elevado o nível do igarapé que corta a localidade, chegando a invadir as casas próximas. “Quando chove, alaga tudo, e os moradores, principalmente os que moram bem próximo ao igarapé, não têm para onde correr. Seria necessário que fizessem uma galeria. Assim, a água não invadiria as casas”, frisou.
Outra situação enfrentada pelos moradores é falta de pavimentação asfáltica nas ruas adjacentes. Na rua JT-01, um verdadeiro mar de lama impede a passagem de moradores, que precisam desviar para poderem sair de casa. “É muito complicado sair nessa situação. É lama para todos os lados, e ela chega até a entrar em casa. A Prefeitura poderia olhar a nossa situação e providenciar uma forma de asfaltar a nossa rua”, disse a doméstica Lenir Rodrigues.
PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que uma equipe da Patrulha da Chuva foi enviada para verificar o reparo necessário na ponte na rua JT-10, no Jardim Olímpico.
Com relação à pavimentação da rua JT-01, a nota esclarece que já está em processo de licitação o projeto para drenagem e pavimentação. A previsão é que os serviços comecem no próximo semestre.