Cotidiano

Mãe denuncia que Governo desativou rota e deixou alunos sem o transporte escolar

A leitora Marilene Souza, mãe de um aluno da Escola Estadual Mario David Andreazza, denunciou que a rota do transporte escolar da Estrada do Bom Intento...

A leitora Marilene Souza, mãe de um aluno da Escola Estadual Mario David Andreazza, denunciou que a rota do transporte escolar da Estrada do Bom Intento, Município de Boa Vista, onde mora, teria sido desativada desde maio o que prejudicou seu filho e mais três estudantes de escolas estaduais da Capital. O percurso é em torno de 60 quilômetros.
Segundo a denunciante, são quatro adolescentes que ficaram prejudicados pela falta de transporte e que estão perdendo aulas. Ela disse que já denunciou o caso ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, além de procurar o setor de transporte escolar da Secretaria Estadual de Educação e Desporto(Seed), mas não obteve respostas.
“A última vez que o transporte escolar passou na estrada do Bom Intento, foi no dia 19 de maio, e desde essa data que os alunos estão perdendo aulas, por que não tem como chegar às escolas”, frisou, complementando que os outros alunos estudam nas escolas estaduais, Costa e Silva e Antonio Ferreira, também conhecida como Escola Estadual Ferreirinha.
Marilene disse que o filho já acumulava 81 faltas e estava prestes a perder o ano letivo e para isso não acontecer, conseguiu a casa de uma amiga para ele ficar na Capital durante a semana.
“A madrinha dele é que está ajudando para que ele não venha a perder o ano letivo, mas o correto é ter o transporte escolar e ele ir para a escola todos os dias e voltar para casa. Pois meu filho conseguiu esse apoio da madrinha e outros alunos que estão perdendo aulas, não é justo, e manter o transporte escolar é obrigação do Governo”, frisou.
Ela informou que desde maio que vem procurando os órgãos competentes, em especial a Seed, que ainda não se pronunciou sobre o caso.
“Nunca encontrei o responsável pelo transporte. Sempre que vou à Secretaria informam que ele não está e fico sem respostas”, afirmou. “Quanto ao Ministério Público Estadual, eles disseram que já procuraram a Secretaria e que foram informados que uma equipe iria averiguar a veracidade da denúncia. Mas já se passou mais de um mês que fiz a denúncia e até agora não me disseram mais nada. Do mesmo jeito esta a denúncia que fiz ao Ministério Público Federal, só que essa faz só quinze dias”, frisou. 
Marilene afirmou que em conversa com o empresário responsável pela rota, ele teria explicado que deixou de fazer o transporte dos alunos devido a falta de um contrato com o Governo do Estado.
A reportagem conseguiu falar por telefone com o empresário, que pediu ara não ter seu nome revelado, e reafirmou o que disse a leitora Marilene Souza. Ele explicou que já trabalha em outras rotas para o Governo do Estado e disse que a rota da Estrada do Bom Intento foi criada em fevereiro deste ano, mas que não havia contrato assinado.
OUTRO LADO – O secretário de Educação, Leocádio Vasconcelos, informou que não tinha conhecimento do problema e convocou uma reunião para a manhã desta quinta-feira, com os servidores responsáveis pelo transporte escolar.
Por telefone Leocádio informou que está tentado solucionar o problema e que já se reuniu  com o Ministério Público Estadual e vai assinar um Termo de Ajustamento de Conduta na manhã de hoje.   (R.R)