Política

Telmário Mota faz parte da comissão do impeachment no Senado Federal

São 21 parlamentares que vão integrar a comissão, cujos nomes foram divulgados na tarde desta sexta-feira

O senador Telmário Mota (PDT) será o representante de Roraima na comissão que irá julgar o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado.  Os nomes dos 21 parlamentares que integram a comissão foram divulgados na tarde desta sexta-feira, 22. Ele faz parte do grupo que compõe o bloco de apoio ao governo, que indicou quatro senadores.

Juntamente com Telmário Mota, o bloco tem ainda os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ) e José Pimentel (PT-CE). Para as quatro vagas de suplência, os governistas escolheram Humberto Costa (PT-PE), Fátima Bezerra (PT-RN) e Acir Gurgacz (PDT-RO), cedendo a última vaga ao senador João Capiberibe (PSB-AP), que pertence ao bloco “Socialismo e Democracia”, mas que votará contra a destituição de Dilma.

A assessoria do senador afirmou que só irá se pronunciar sobre a escolha no domingo de manhã, durante o programa Agenda da Semana, ao vivo, pela Rádio Folha AM 1020. A entrevista está marcada para as 8h30. “Ainda estão sendo definidos alguns pontos entre o partido e o senador, por isso ele só irá se pronunciar após a definição de todos os argumentos”, informou a assessoria.

Também compõe a comissão os deputados de oposição do PMDB. São eles: Raimundo Lira (PB), Rose de Freitas (ES), Simone Tebet (MS), José Maranhão (PB) e Waldemir Moka (MS). Os suplentes são: Hélio José (DF), Marta Suplicy (SP), Garibaldi Alves Filho (RN), João Alberto Souza (MA) e Dário Berger (SC).

Também na bancada de oposição, o bloco parlamentar do PSDB, DEM e PV tem como titulares: Aloysio Nunes Ferreira (SP), Antônio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB) e Ronaldo Caiado (GO). Para suplentes: Tasso Jereissati (CE), Ricardo Ferraço (ES), Paulo Bauer (SC) e Davi Alcolumbre (AP).

Fernando Bezerra Coelho (PE), Romário (RJ) e Vanessa Grazziotin (AM) figuram como titulares do bloco parlamentar Socialismo e Democracia (PSB-PPS-PCDOB-REDE). Os suplentes são: Roberto Rocha (MA), Randolfe Rodrigues (AP) e Cristovam Buarque (DF).

Há também o bloco parlamentar Democracia Progressista (PP-PSD). Como representantes estão: Ana Amélia (RS), José Medeiros (MT) e Gladson Cameli (AC); e suplentes: Sérgio Petecão (AC), Wilder Morais (GO) e Otto Alencar (BA).

No Bloco Moderador (PTB-PR-PSC-PRB-PTC), Wellington Fagundes (MT) e Zezé Perrella (MG) são titulares e Eduardo Amorim (SE) e Magno Malta (ES) foram apontados como suplentes.

Com isso, a composição do colegiado está completa e deve ser ratificada pelo plenário na próxima segunda-feira, 25, quando também devem ser eleitos o presidente e o relator da comissão. O PMDB, maior bancada, indicou Raimundo Lira (PB) para a presidência. O bloco da oposição indicou Antonio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria, mas a confirmação de ambos nos postos depende de votação. (JL)