Cotidiano

Terrenos baldios servem de criadouros de mosquitos no São Francisco

Em casos de notificações, a Prefeitura de Boa Vista informa que caso a pessoa não faça a retirada do lixo no período estipulado, o proprietário é multado

Mesmo com o país em alerta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e microcefalia, boa-vistenses ainda sofrem com a sujeira de terrenos baldios que servem de criadouros de mosquitos.

Uma moradora do bairro São Francisco, que preferiu não se identificar, relatou à Folha web, que vive amedrontada por tantos mosquitos que encontra dentro de casa, em consequência de dois terrenos baldios que ficam próximo de sua residência.

Os terrenos estão localizados entre as ruas Agnelo Bitencourt e rua Lobo D’almada. No mesmo bairro outro espaço encontra-se na mesma situação, este está situado na rua Souza Júnior.

“Um dos locais o proprietário chegou a limpar, ano passado, porém deixou o entulho jogado no chão, e agora já cresceu mais matos. Com a chegada das chuvas, os mosquitos se proliferaram e invadiram minha casa. Não consigo fazer nada em paz, mesmo durante o dia, são muitos mosquitos”, contou.

A moradora afirmou que protocolou a denúncia na Central 156, da Prefeitura de Boa Vista, no dia 1º de fevereiro deste ano, mas que até o momento nada foi feito.

As denuncias sobre casos semelhantes a este, também podem ser feitos na Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, localizada na rua Coronel Pinto, Nº 188, no Centro. Na ocasião é necessário passar o endereço do terreno.

PREFEITURA DE BOA VISTA

A Prefeitura de Boa Vista informou nesta terça-feira, 26, que enviará uma equipe para verificar a situação dos três terrenos e reforça que de acordo com o Código de Postura do Município, a limpeza de terrenos baldios é de responsabilidade do proprietário e deve ser feita pelo menos três vezes ao ano.

As equipes notificam o proprietário do terreno baldio que está sem manutenção e dá o prazo de 15 dias para que a limpeza seja realizada. Caso a pessoa não faça a retirada do lixo no período estipulado, o proprietário é multado.