Política

ALE-RR realiza solenidade de 25 anos nesta quinta-feira

Em razão do evento, não haverá sessão ordinária neste dia 28 pela manhã

Os 25 anos de instalação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) serão comemorados com uma solenidade especial nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 18 horas, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

Está prevista a presença de mais de 400 pessoas entre ex-deputados, autoridades, homenageados e servidores da Casa. Segundo a coordenadora do Cerimonial da Assembleia, Silvia Macedo, 30 pessoas que se destacaram por serviços relevantes prestados ao Estado de Roraima nestes 25 anos, serão homenageadas com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, maior comenda da Casa.

Além disso, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), vai lançar o livro que conta a história do Poder Legislativo em Roraima, produzido pela Superintendência de Comunicação da Assembleia, por meio de relatos, documentos e imagens de parlamentares, servidores e profissionais e políticos que já passaram pela Assembleia.

O livro, conforme adiantou Jalser, será entregue a homenageados e deputados constituintes, autoridades, enviado a todas as Assembleias Legislativas do país, Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), Parlamento Amazônico, entre outras instituições parceiras da Casa, assim como também será encaminhado a escolas públicas e disponibilizado para download no site do Poder Legislativo, posteriormente.

Um documentário de 18 minutos produzido pela TV Assembleia com conteúdo semelhante ao do livro também será exibido e entregue aos homenageados. O material traz entrevistas com ex-presidentes da Casa, fatos ocorridos no período da instalação do Poder até os tempos atuais, sob a perspectiva de seus protagonistas.

De acordo com Jalser, durante todo o ano outras atividades em comemoração aos 25 anos de instalação do Poder devem ser anunciadas, a exemplo do lançamento de mais um aplicativo para celular (o do Procon Assembleia foi lançado em fevereiro), uma exposição fotográfica com fotos históricas, ainda no mês de maio, e a realização de um simpósio voltado à discussão de fatores que potencializem o crescimento de Roraima.

Histórico

A instalação da Assembleia Legislativa de Roraima, em 1991, teve como maior missão àqueles 24 deputados, a elaboração da Constituição do Estado. Eles passaram praticamente um ano trabalhando com esse objetivo, visitando municípios e vilas, para saber a necessidade de cada localidade.

Silvia Macedo, que trabalha na Assembleia desde sua instalação, lembra que uma Comissão foi constituída para analisar todas as informações coletadas e, àquela época, a Casa pediu ajuda da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para que um técnico viesse a Roraima auxiliar na elaboração da Constituição Estadual.

O nome do Plenário da Assembleia é uma homenagem à deputada constituinte Noêmia Bastos Amazonas. Além dela, a primeira legislatura teve ainda como deputadas, Eulina Gonçalves Vieira, Odete Domingues, Rosa de Almeida Rodrigues e Vera Regina Guedes da Silveira. O primeiro presidente da Casa era o deputado Flávio Chaves.