Política

Câmara aprova projeto que cria feriado municipal pelo Dia da Consciência Negra

A partir deste ano, o Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, poderá ser feriado municipal em Boa Vista. O projeto de lei foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 27, por unanimidade, na Câmara Municipal de Boa Vista. Para se tornar lei, agora o projeto precisa ser sancionado pela prefeita Teresa Surita (PMDB).

Conforme o autor do projeto, vereador Sandro Baré (PDT), a iniciativa visa fazer justiça a um povo que tanto sofreu e sofre ainda no Brasil. Ele destacou que o dia 20 de novembro já é comemorado nacionalmente como Dia da Consciência Negra em homenagem ao personagem que foi escravo e lutou na época do Brasil Colônia pela liberdade e defesa dos direitos dos povos negros.

Com a criação deste feriado, a proposta é incentivar o município a promover atividades esportivas e culturais voltadas para a temática afrodescendente e, ao mesmo tempo, massificar o trabalho de consciência para acabar com o preconceito e as injustiças que ainda existem. “No dia, os serviços essenciais serão mantidos e apenas para os setores de expediente administrativo será feriado. Boa Vista se juntará a outras 10 capitais brasileiras e a mais de 150 municípios onde já é feriado nessa data em homenagem a todo povo afrodescendente do país”, argumentou Baré.